A previsão de abertura do comércio no próximo dia 8 de Dezembro, feriado municipal em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Conselheiro Lafaiete, recebeu duras críticas e uma reação do clero local.
O pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, José Maria Coelho, não perdoou a atitude do SindComércio e atacou a entidade que divulgou o horário de funcionamento no período natalino incluindo o feriado que abrirá em regime normal. “È uma atitude de avareza, de corrida desenfreada pelo lucro fácil não respeitando as tradições religiosas. Da minha parte não comprarei nada e ainda vou incentivar um boicote contra a abertura do comércio propondo aos fiéis a não comprarem neste dia. Esse dinheiro é um amaldiçoado”, disparou o religioso.
A declaração de padre José Maria aconteceu ontem a noite durante a celebração religiosa. “A corrida pelo lucro, pela busca desenfreada pelos bens materiais envolvem o ser humano neste mundo materialista, sem espiritualidade voltado para o mundo capitalista. Isso difere do que Jesus Cristo pregou há mais de 2 mil anos no Evangelho. Esta ganância temos que combater e temos uma inversão de valores”, assinalou.
Este não foi o primeiro incidente envolvendo a entidade comercial e a igreja católica. Em anos anteriores, a abertura do comércio em feriado santo foi alvo de retaliação e crítica dos religiosos.
Período natalino
Na semana passada o SindComércio divulgou o horário de funcionamento do comercio Lafaiete em meio à expectativa de melhores vendas gerada pelo otimismo do Natal. Entre as medidas para melhor atender os clientes da cidade e de toda região, nesse período de festas, está o Horário Especial de Natal, divulgado pelo SINDCOMERCIO.
Esse horário foi definido levando em conta a pesquisa realizada, no início desse ano, no comércio, e tem o objetivo de oferecer uma maior comodidade aos consumidores, atender o aumento da demanda, e evitar perda de vendas, impactando positivamente os clientes, e também as empresas e seus colaboradores. .
Neste mês de dezembro os clientes já poderão utilizar esta ampliação de horários, a partir do dia 08, feriado municipal em que o comércio funcionará em horário normal.
A divulgação do Horário Especial será ampla com a utilização de cartazes, calendários, painéis e com o apoio dos principais meios de comunicação da cidade.
As regras para o funcionamento do comércio de Lafaiete no feriado municipal e no horário especial, cujo objetivo é beneficiar os clientes, empregadores e empregados, fazem parte da Convenção Coletiva do Comercio 2017, que está disponível na secretaria do SINDCOMERCIO.
A entidade, que representa as empresas do comércio de bens e serviços da cidade, acredita que o Horário Especial de Natal, fortalece ainda mais o comercio de Lafaiete, e as mais de 4.000 empresas e 18.000 colaboradores, que se esforçam ainda mais nesta época, para atender bem os seus clientes.