×

Congonhas perde a 9ª Cia Independente e comando militar volta a pertencer a Lafaiete; 31º Batalhão e Bombeiros terão novos comandantes

Comando da PM de Congonhas passa a pertencer a Lafaiete/Reprodução

A região viveu nos últimos dias mudanças na segurança pública. Quase 45 dias após a instalação dos Bombeiros, o Governo do Estado publicou que a 9ª Companhia Independente será rebaixado a 9ª Cia e comando dos militares de Congonhas voltará ao 31º Batalhão de Polícia, em Lafaiete, como já era antes da sua criação em 2014. A 9ª Cia é agora 73ª Cia PM.

Não haverá redução do efetivo, mas apenas uma rearticulação da segurança pública na região. O rebaixamento do status a Cia PM não agradou e a decisão do comando da PM tomou de surpresa aos congonhenses e autoridades locais. No dia 14 de janeiro de 2014 por meio da Resolução nº 4.290, foi elevada a 122º Cia PM, então subordinada ao 31º BPM, ao status de Companhia Independente, passando a ser denominada 9ª Cia PM Ind. Na semana que vem assume o novo comandante em Congonhas.

Os comandos das cidades de Entre Rios de Minas, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Belo Vale e Moeda, que antes pertenciam a 9ª Cia Independente de Congonhas, passam também a responsabilidade do 31º Batalhão.

O Governo Municipal de Congonhas mantém convênio com a 9ª Cia. Ind. da PM para custear a manutenção dos serviços da corporação, no valor de mais de R$ 220 mil.

Novas mudanças

Capitão Sérgio Henrique Cardoso deixa o comando do 31º BPM/Reprodução

Outros órgãos de segurança também ganham novos comandantes. Na manhã do próximo dia 10 acontece a passagem de comando 31º Batalhão do Tenente-Coronel Sérgio Henrique Cardoso para o Tenente-Coronel a Fabiano Rocha dos Santos. Na mesma solenidade também a 10ª Companhia Militar Independente do Meio Ambiente e Trânsito passará ao comando do Major Charley Ramos Vidal substituindo Noir Antônio Ferreira Armond.

Bombeiros

Capitão Ronaldo já não é comandante da Companhia dos Bombeiros de Lafaiete/Reprodução

Já o comandante da 2ª Companhia de Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete, capitão Ronaldo Rosa de Lima, foi transferido para unidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas. Em novembro do ano passado, ele que está há 8 anos prestando serviços em Conselheiro Lafaiete teve a sua transferência assinada pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros, após ter dado declarações em matéria publicada no jornal Estado de Minas sobre a situação da barragem da CSN em Casa de Pedra. Á época ele seria transferido para Barbacena e causou indignação na população que reconheceu o relevante serviço prestado pelo militar no município e na região em várias situações de salvamento. Foi designado para comando da 2ª Companhia de Conselheiro Lafaiete o 1º Tenente Thomás Tassi de Freitas que deixará o 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Juiz de Fora.

Cadeia pública

Nesta quinta feira, a cadeia pública de Barroso foi desativada e parte dos 30 detentos foi transferido para Congonhas e Andrelandia.  Futuros detidos na cidade serão encaminhados para os presídios regionais de acordo com a disponibilidade das unidades prisionais na região.

O Ministério Público havia entrado com Ação Civil Pública contra o Estado de Minas Gerais pedindo à juíza Valéria Possa Dornellas o fechamento da cadeia pública. O MP alertou ainda para o problema da superlotação. A cadeia, inaugurada em 2002, foi projetada para 20 presos, abrigava 45 detentos.

A menos de 1 anos, a cadeia de Entre Rios também foi desativada e cerca de 30 presos foram transferidos para Congonhas.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp