Como já era esperando, por aclamação, o prefeito de Queluzito, Célio Pereira (PR), mais conhecido como “Celinho”, foi conduzido a presidência da Amalpa (Associação dos Municípios do Alto Paraopeba), entidade máxima do municipalismo regional. Após a posse, em seu discurso de apresentação enumerou a geração de emprego como o principal desafio para seu mandato. “Hoje o que mais os cidadão pedem é emprego. Agora com a doação deste terreno da Cohab a Lafaiete, quem sabe podemos vislumbrar mais desenvolvimento e atração de investimentos que abasteçam nossa região com a empregabilidade?”, assinalou.
Celinho disse que seguirá o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus (DEM). “Vamos dar sequência ao belo trabalho desempenhado redobrando nossos esforços, agregando mais municípios e fortalecendo nossa entidade”, comentou. Celinho disse que pretende criar um departamento de convênios para auxiliar os prefeitos a captação de recursos.
Reclamações
Antes de passar a presidência da Amalpa, Mário Marcus fez um resumo de suas atividades evidenciando o resgate e prestígio da entidade a nível regional. “Sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos. Mas temos certeza que vamos entregar a entidade muito melhor de quando assumimos. Quando tomamos posse encontramos uma situação difícil com inúmeras rescisões a acertar de funcionários. Mas conseguimos superar esta fase e agora entregamos uma entidade saneada”, frisou. Mário citou a ampliação dos serviços como também o apoio incondicional as prefeituras, oferecendo cursos de capacitação para os servidores das prefeituras associadas, consultorias, encontros nas assembleias com representantes do Governo, entre outros.
Ele frisou o desejo que o novo presidente realize uma reunião histórica entre a Amalpa, Anver (vertentes) e Amma (Mantiqueira). “Juntos podemos muito mais”, sentenciou Mário.
Claudionei Nunes, secretário executivo, discorreu sobre as atividades desenvolvidas evidenciando que a entidade se tornou protagonista regional.
O deputado Glyacon Fraco (PV) expressou que a região deveria receber um tratamento semelhante de outras pelo Governo do Estado. “Sou um deputado municipalista e sempre atendi a todos os prefeitos independente de sigla. Somente até dezembro conseguimos liberar nossas emendas que somam mais de R$ 4 milhões. Agora aguardamos diversos veículos que serão entregues aos municípios”, afirmou.
Hélio insiste na união
O prefeito de Ouro Branco, o tucano Hélio Campos, criticou a retenção e o atraso constantes de verbas constitucionais pelo governo do estado aos municípios. “São recursos dos cidadãos”, lamentou. Em seguida fez uma cobrança aos colegas pela união regional. “Não podemos deixar nos enganar por um deputado que traz uma emenda para nossa cidade, principalmente neste período eleitoral que se aproxima. Precisamos apoiar candidatos comprometidos com nossas cidades, com nosso e que convive diariamente conosco. Esse exemplo nós temos aqui em nossa região”, finalizou.
Antes do lanche foi inaugurada na galeria de ex presidentes a foto de Mário Marcus. A próxima reunião acontece em Queluzito, no dia 2 de março, cidade natal e administrada pelo novo presidente Celinho.