29 de março de 2024 07:50

Hoje tem bloco do Rosário!Traga sua família

 A festa mais popular do Brasil, não nasceu aqui em terras tupi niquins, remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Na antiga Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias e o ritual ocorria no templo de Marduk, um dos primeiros deuses mesopotâmicos, a essência era o caráter de subversão de papéis sociais:.

Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa . Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

Tudo isso para chegarmos a 9 de fevereiro de 2018, sexta feira a partir das 19:30 horas, o Rosário Folia, uma festa família, um carnaval como nos velhos tempos, marchinha, sambas enredos, na Rua Amaro Ribeiro, ao lado da carpintaria, perto do local da Arvore de natal do bairro do Rosário.

Comparar carnavais não é bom, nem necessário. Sou das antigas das escolas de samba em Lafaiete, do bloco Pão Moiado, do Bloco do Mé, da Real, do Engole Ele, dos Infernais do Canto do Sabiá,  e muitas outras, do Ari Rocha, Arrupiado, Geraldo de Freitas, Moacir Vasconcelos, do Nereu e seu tamborim, do índio Lauretz, Loucos da bateria, enfim nominar é perverso.. a memória falha……, o melhor da vida é o agora.  O passado que dói não é lembrança, é doença.

A violência urbana, a realidade sócio/ econômica mudou muito tudo, inclusive o carnaval. Muitas vezes a saudade é dos problemas antigos, muitos dos quais, com a visão, 30, 40, 50 anos depois, nos parece tão pequenos, perto dos de hoje. Enfim, é aproveitar, afinal.

O rei mandou cair dentro da folia/E lá vou eu (e lá vou eu)/ O sol que brilha nessa noite vem da ilha/ Lindo sonho de amor que é só meu/ Vem meu amor (vem, vem amor)/ Na poesia vem rimar sem dor/ Na fantasia vem colorir que a vida tem mais cor / Vem na magia (vem na magia)/ Me leva nesse mar de amor/ Vem me abraça mais que eu quero é mais o teu coração……..

E no sábado, a partir das 14:00 h abertura oficial do carnaval com o bloco Tradição do Rosário na Rua Horácio de Queirós.

VENHA TRAGA SUA FAMILIA E PARTICIPE DO CARNAVAL

SEXTA FEIRA-09 DE FEVEREIRO A PARTIR DAS 19:30HS-NO BAIRRO DO ROSARIO

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade