Mais uma vez o carnaval de Conselheiro Lafaiete dá mostras que a alegria e a paixão que envolve o evento estão mais vivos do que nunca. A Secretaria Municipal de Cultura investiu no retorno da folia para a Praça Tiradentes e o resultado só reforçou ainda mais o clima harmonioso do evento. Foram quatro dias de programação, 15 atrações musicais em três palcos, desfiles de blocos caricatos, a tradicional Bandinha Centro Ó Fônica, desfiles da Escola de Samba Unidos de São João e blocos carnavalescos da cidade. Nos últimos dias, o que se viu na programação do carnaval de Conselheiro Lafaiete, foi um desfile de alegria, paz e muito samba no pé.
De sábado até as primeiras horas da madrugada da última quarta-feira (13), a população de Lafaiete, teve opções. A primeira delas ocorreu no sábado, com o Bloco Tradição do Rosário, que recebeu apresentações musicais e foi palco da coroação do Rei Momo, Paulo Nonato, do Bairro Cachoeira, e da Rainha do Carnaval, Ana Marina, do bairro São João. No mesmo dia, a Bandinha Centro Ó Fônica desfilou pela Praça Tiradentes abrindo a programação no espaço. O prefeito Mário Marcus entregou a chave da cidade à Corte Momesca e abriu oficialmente o evento, destacando a prioridade de seu governo na área da saúde. “Estamos realizando o Carnaval 2018 com o mínimo de recursos possível, pois temos que investir em outras áreas. Mas ficamos dois anos sem carnaval e não podíamos perder esta tradição que o povo tanto gosta”, destacou. O secretário municipal de Cultura, Geraldo Lafayette, convocou a todos a derrotar a onda de que o carnaval e violência andam juntos e convidou a todos para a realização de uma festa de paz.
Durante o período da tarde, nos dias seguintes, a tranquilidade e o samba na Praça Tiradentes trouxe as famílias para a rua. Adultos e crianças dividiam o espaço curtindo as melhores marchinhas e sambas de raiz. As atrações ocorreram em dois palcos, no coreto e outro montado em frente à prefeitura. O revezamento de ambientes proporcionou atrações diversas sem que gerassem atrasos e não deixasse a música acabar.
Já no período da noite, os tão esperados desfiles das entidades carnavalescas tomaram conta da praça. Os blocos caricatos usaram e abusaram da criatividade e deram show nas ruas com carros alegóricos, fantasias e caminhões que traziam suas baterias. A Escola de Samba Unidos de São João, que se apresentou na segunda-feira (12/02), foi uma atração à parte recheada de animação e samba no pé.
Carnaval a Praça Tiradentes foi aprovado onde até o cardápio das músicas concorreu pela tranquilidade
Os pequenos ajustes prometidos pelo secretário de Cultura da cidade, Geraldo Lafayette, foram consumados. O apoio irrestrito ao bloco Tradição do Rosário, à bandinha Centro Ó Fônica, que este ano receberá o registro como patrimônio imaterial do município e a tantas outras agremiações carnavalescas comprovou a efetividade de suas ações na secretaria de Cultura.
Ao final da folia, o secretário fez um balanço da festa e confirmou que as expectativas planejadas na Secretaria de Cultura foram alcançadas. “Fizemos um trabalho intenso para preparar este carnaval para a população de Conselheiro Lafaiete e recebemos como resultado a alegria dos foliões, das bandas, dos blocos, das entidades carnavalescas e de todos que se envolveram de alguma forma na organização e execução do carnaval. O retorno que estamos recebendo das pessoas é muito positivo e o clima de paz que ocorreu em toda a festa foi uma grande conquista. Não tivemos um carnaval violento como alguns pessimistas previam”.
Parcerias
A secretaria municipal de Cultura contou com parcerias importantes para que o carnaval oficial tivesse um balanço positivo. Na área da segurança houve o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito. Na parte estrutural, foi imprescindível um diálogo com os setores mais diversos da prefeitura municipal, principalmente o de licitações e o jurídico. Foi preciso contar ainda com a participação da secretaria de planejamento, fazenda e obras.
Para a organização dos desfiles, a Liga das Entidades Carnavalescas (LECAL) foi um importante aliado para que os blocos caricatos fossem para as ruas mostrar o som dos tambores. A entidade foi apoiada pela prefeitura municipal e pelo deputado estadual Glaycon Franco, que além de participar da festa. destinou recursos a fim de manter viva a tradição do samba em Conselheiro Lafaiete.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.