Em sua estreia a Rádio Noruega FM, com o programa Boa Semente”, o Padre Luiz Antonio Reis Costa, pároco local, anunciou que Catas Altas da Noruega ganhará um santuário em honra a Nossa Senhora das Graças.
O título vem confirmar a história e o sentimento do povo em relação à imagem de Nossa Senhora das Graças que, desde sua queda de um avião em 1949, tornou-se uma referência religiosa para toda região pelas mãos do saudoso Padre Luiz Gonzaga Pinheiro.
Através de uma missa solene, presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, no dia 21 de maio de 2018, acontecerá a elevação da igreja onde se encontra a imagem da padroeira em “Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Graças”. Juntamente com os santuários do Bom Jesus em Congonhas e Bacalhau será mais um espaço regional de peregrinação e cultivo da fé.
Para uma igreja ser elevada à condição de santuário, o Código de Direito Canônico estabelece os seguintes critérios: Ser modelo de fé, ter uma caminhada litúrgica, ter uma caminhada na evangelização ou devido aos milagres e graças ocorridas no local. O código ressalta ainda a importância dele como lugar privilegiado para a prática e devoção religiosa popular.