Caranaíba celebra sua cultura musical através do VII Encontro de Bandas, um das festas mais tradicionais da região. São esperadas hoje, domingo, dia 6, pelo menos 15 bandas, sem contar a centenária Nossa Senhora da Glória, anfitriã do encontro.
As bandas desfilarão indivualmente pela charmosa praça Marciano Vieira e em seguida formarão o tradicional bandão tocando a música “Capitão Caçula”. Após um farto e delicioso almoço, cada corporação se apresenta no palco onde foram condecoradas pela participação no encontro.
História
Durante o dia haverá apresentação “De Glória a Caranaíba: nossa gente, nossas paisagens, nossa origem” em que retrata a história da cidade e as riquezas culturais do município com participação doa alunos da rede municipal.
Mais festa
Desde sexta feira, dia 4, a cidade está em festa. Neste dia aconteceu a tradicional apresentação de bandas de congado. Diversos shows agitam a cidade. Neste domingo, Sandro Benedita se apresenta no palco principal.
História e carnaúba
A Secretaria Municipal de Educação, em uma atitude pioneira, entregará a comunidade as primeiras mudas da palmeira de carnaúba (Copernicia prunifera) de que se tem notícia. Em 2018, Caranaíba completará 100 anos de mudança de denominação: de Glória para Caranaíba, nome é de origem indígena e que vem da palmeira de carnaúba, entretanto ninguém ou quase ninguém conhece a dita palmeira. Através de um parceria com o Instituto Inhotim, as primeiras mudas chegaram Caranaíba. Hoje, durante o Festival de Bandas, será plantada em solo caranaibense, a palmeira de carnaúba.