Em meio a crise, Lafaiete vem recendo investimentos em diversos setores da economia local, sejam em serviços e entretenimento.Nossa reportagem procurou 3 empresas que se instalaram e/ou estão sem processo de abertura de suas atividades na cidade para medir o impacto positivo na geração de empregos.
Drogaria Araújo
A Araujo não divulga informação sobre o valor dos investimentos nas duas unidades instaladas nos últimos 60 dias. Serão gerados cerca de 50 empregos diretos. “Conselheiro Lafaiete é um município de grande importância econômica para as cidades da região do Alto Paraopeba e Vale do Rio Piranga e dando seguimento ao seu plano de expansão em Minas Gerais, a Drogaria Araujo, além de contribuir com a geração de emprego e renda na região, percebe na cidade um grande potencial econômico. A cidade é o 22º município mais populoso do estado e ainda possui vários atrativos turísticos. Fatores que motivaram a Araujo a investir em duas lojas na cidade”, disse a direção da empresa ao justificar o investimento em Lafaiete.
Supermercado BH
O Supermercado BH vai instalar no segundo semestre a sua segunda unidade em Lafaiete na saída da MG 129 (Estrada Real). “Observamos a grande expansão da cidade nos últimos anos e acreditamos no potencial para a abertura de mais uma unidade, já que a loja atual se tornou pequena para atender a demanda crescente e cada vez mais exigente na população local. Inclusive o local escolhido está situado em uma região para onde a cidade está ampliando, com grandes loteamentos residenciais na proximidade e em uma via de trânsito com grande facilidade de acesso”, comentou a empresa, otimista com o investimento.
Durante a fase de obra são gerados 40 empregos diretos e a expectativa é que para o funcionamento da loja sejam gerados aproximadamente 100 postos de trabalho.
As lojas do Supermercados BH possuem perfil bem democrático, que buscam atender a todos os tipos de público com conforto e qualidade, sendo que em Conselheiro Lafaiete a proposta é a mesma. Os clientes irão encontrar uma loja ampla e moderna, que vai surpreender pelo acabamento, pela variedade de itens e pelo preço baixo. Na região temos 2 lojas em Congonhas e 1 loja em Ouro Branco.
Cinema: mais de R$1 milhão
Outro investimento que chega a Lafaiete é a instalação de uma sala de cinema com previsão de aporte de mais de R$ 1 milhão.
Empresários da rede de “Afa Cinemas” com mais de 120 salas espalhadas por Minas, São Paulo e Espírito Santo apostam no mercado de Lafaiete com um perfil regional de cidade polo. A nova sala terá o nome de Cine Ritz Lafaiete com previsão de funcionamento no final de julho na Praça Tiradentes onde funcionou o Cine Glória. Ela terá 200 lugares, além de som digital, e sistema de exibição em 3D Dolby.
Mas o projeto da Afa é ainda mais ambicioso vai mais longe com a instalação de mais sala em um mini shopping que está sendo construído em Lafaiete no Posto Pop. A empresa está gerando 10 empregos na obra e a mesma quantidade quando estiver em funcionamento.
Outros investimentos
Lafaiete recebe outros investimentos como é o caso da Una que implantará uma unidade acirrando a disputa no mercado educacional. O investimento é alto e a previsão é que o funcionamento seja no início de 2019. A Una aguarda a credenciamento dos cursos no MEC para iniciar os investimentos. A Una está em fase de recebimentos de currículos.