Ele é o padre mais popular e ao mesmo tempo polêmico de Lafaiete em virtude de sua autenticidade, generosidade, alegria e espontaneidade. Há mais de mais de 22 anos a frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Conselheiro Lafaiete, Padre José Maria é considerado um dos principais intelectuais da Arquidiocese de Mariana, com uma formação popular e religiosa. Amanhã acontece às 10:00 horas, celebração de comemoração pela passagem da data em que o religioso recebe diversas homenagens da sociedade civil e dos movimentos católicos pelos 30 anos de ordenação sacerdotal. A Câmara Municipal entregará um Moção de Aplauso pelos trabalhos desenvolvidos.
Histórico
Padre José Maria ingressou em 1978 no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção, em Mariana. Após concluir os cursos de Filosofia e Teologia, em Mariana foi escolhido para Estudar em Roma, onde frequentaria a Pontifícia Academia Eclesiástica: Curso de Direito Canônico e Direito Internacional. Elefoi ordenado Diácono em dezembro de 1987 e ordenado padre no dia 18 de junho de 1988, na Paróquia de Santo Antônio, em Barbacena, sua terra natal. Tendo conversado com Dom Luciano Mendes de Almeida, que apenas chegara à Arquidiocese, pediu que fosse adiada sua ida para Roma, a fim de seguir os estudos diplomáticos.
Ainda em 1988 foi nomeado administrador paroquial da Paróquia de Santo Antônio do Grama, em fevereiro de 1989, foi transferido para a Paróquia São Manoel, em Rio Pomba, como administrador paroquial e depois como Pároco por dois anos e cinco meses.
Em agosto do ano de 1991 chegou a Roma para fazer o curso de Direito Canônico e frequentar a Pontifícia Academia Eclesiástica. Frequentou o curso de Direito Canônico na Universidade Santo Tomás de Aquino, mais conhecido com Angelicum, onde estudaram grandes e importantes personalidades da Igreja, onde defendeu tese de mestrado, sob o título “As relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Brasil, de 1808 a 1840. Paralelamente ao curso de Direito Canônico, fez também o curso de Direito Civil Italiano e Romano. Na Pontifícia Academia Eclesiástica, fez o curso de Diplomacia Eclesiástica, quando teve a oportunidade de entrevistar-se várias vezes com sua Santidade João Paulo II.
Na Pontifícia Academia Eclesiástica, aperfeiçoou os conhecimentos das línguas que já falava inglês, Francês e Espanhol. Aprendeu Italiano e começou a estudar Alemão e Russo. Em junho e julho de 1993, trabalhou na Secretaria de Estado do Vaticano, na seção de informações e Redação do leste europeu e da Ásia.
Visitou vários países e esteve por mais de dois meses em Los Angeles, como convidado do Cardeal Arcebispo de Los Angeles, para aprofundamento da cultura americana. Tendo feito discernimento com os Superiores no Vaticano, com o Cardeal Lucas. Neves em Roma e com Dom Luciano, voltou ao Brasil em agosto de 1994 tendo terminado seus estudos.
Em setembro de 1994, trabalhou como Apoio Logístico nas Pontifícias Obras Missionárias em Brasília, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ajudando em traduções e confecção de material para o Quinto Congresso Missionário Latino Americano, COMLA 5, que aconteceu em Belo Horizonte, de 18 a 23 de julho de 1995. Em 21 de dezembro de 1996, colocou no ar a Rádio Comunitária Católica Matriz FM, fechada arbitrariamente pelo MINICOM, mas já reaberta sob a tutela da Justiça federal, como um serviço à comunidade.
Em julho de 1998, deu início à elaboração e instalação, com autorização e orientação de Dom Luciano, para colocar a Rádio Queluz FM, Canal 258E, instalada em caráter experimental, passando a operar em 99.5, desde o dia 01 de abril de 2007; E em caráter definitivo, a rádio entrou no ar com programa eclética, desde o dia 09/12/2007. Coube a Padre José Maria a ampla reforma da Igreja Matriz, Cemitério Nossa Senhora da Conceição e Capela de Santa Efigênia.