18 de abril de 2024 18:31

Espetáculo Trem de Histórias comemora 15 anos no XVIII FACE de Conselheiro Lafaiete

Histórias no Festival de Quitandas Congonhas/Divulgação

O espetáculo TREM DE HISTÓRIAS – 15 ANOS NOS TRILHOS DA MEMÓRIA é a viagem de trem que transporta contos tradicionais da literatura oral e contos contemporâneos de Minas Gerais. Além de histórias esse trem é carregado de efeitos sonoros e músicas folclóricas de Minas Gerais e outras canções brasileiras. A edição 2018 do Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete – FACE terá um sabor especial para o espetáculo, pois foi no IV FACE que esse lúdico trem fez sua primeira viagem.

“Em julho de 2003 realizamos a viagem inaugural do Trem de Histórias no antigo Espaço Cultural Lafaiete durante o FACE, e de lá pra cá esse trem não parou e viajar. Poder celebrar nossos 15 anos de trilhos e histórias no mesmo festival onde iniciamos nossa trajetória é uma grande honra”, comemora o idealizador e diretor do espetáculo Pedro Cordeiro. A apresentação acontecerá no dia 16 de julho, às 19h, no Solar do Barão de Suassuí.

Desde a edição 2003 do FACE que o Trem de Histórias vem se apresentando em diversos lugares. Após a estreia em Conselheiro Lafaiete, ele passou por Congonhas, Santana dos Montes, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Carandaí, São João Del Rei, Ouro Preto, Ouro Branco, Juiz de Fora, Itabira, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Essa viagem é apresentada pelos artistas Pedro Cordeiro e Didi Moura. Enquanto Pedro encarna a figura do maquinista conduzindo o trem através da narração dos contos, Didi representa o foguista, antigo funcionário da rede ferroviária responsável por colocar lenha na caldeira para a Maria Fumaça viajar. No espetáculo Didi “coloca lenha” com sua voz e seus efeitos sonoros.

Os 15 anos do Trem de Histórias serão comemorados também na cidade de Congonhas onde já realizou diversas apresentações nos eventos locais e manteve um projeto mensal de contação de histórias durante três anos. Na Cidade dos Profetas a viagem acontecerá no dia 25 de julho, às 16h, na Praça JK, dentro da programação do XXIII Festival de Inverno de Congonhas.

Essa viagem repleta de música, história e poesia se estenderá por outras cidades a partir de agosto com o apoio do Centro Universitário Internacional UNINTER, com polos em Lafaiete e Congonhas, e da Padaria Santo Afonso, a mais tradicional casa de pães de Congonhas.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade