LAÉRCIO REZENDE AMARAL – ANDARILHO QUELUZIANO
O ano está voando! Já estamos no final de outubro e agora restam-nos apenas duas caminhadas para conclusão do nosso calendário de eventos de 2018.
Nossa antepenúltima caminhada foi no dia 20 de outubro. Uma nublada manhã de sábado, prenunciando tempo chuvoso. Nosso grupo, desta vez, bem numeroso reuniu-se ao longo dos três pontos de ônibus conforme programação: Museu, INSS e Praça da Bandeira.
Vários amigos foram de carro próprio mas se prontificaram a aguardar no ponto da Praça da Bandeira levando aqueles que excediam à capacidade do ônibus. Nesta caminhada, houve o comparecimento de 66 Andarilhos Queluzianos.
A CAMINHADA
Passando pelo Bairro São Gonçalo, fomos diretamente ao povoado de Maracujá de onde partimos, sentido Queluzito. No local, como a altitude gira em torno de 1000 metros, ventava demasiadamente e o frio castigava a pele. Antes do início da caminhada, vários quilos de banana, como sempre, foram disponibilizados e consumidos rapidamente. Após as instruções sobre o trajeto, partimos a passos largos e apressados com a intenção, primeiramente, de aquecer nossos corpos livrando-nos daquele frio intenso.
O percurso previsto era de 17 km. Sabíamos que muitas subidas fortes e longas nos aguardavam. Mas a paisagem, com as chuvas recentes, nos oferecia belas imagens de uma flora vigorosa e bem verdejante. Muitos sítios e fazendas ao longo do caminho indicavam que estávamos em uma região onde imperam as atividades agropecuárias. Aves e animais completavam um cenário agradável turistas, moradores e praticantes de caminhada, ciclismo, motociclismo etc. O longo trajeto, que durou em média 3,5 horas, devido à temperatura favorável e a beleza encantadora, não sobrecarregou ninguém. Dois carros de apoio, os famosos jeeps TR 4, dos amigos Guy e Nonato, iam e voltavam a todo momento conferindo se alguém precisava de algum apoio e também distribuindo a deliciosa água mineral a todos. Nossas máquinas fotográficas, não paravam de clicar cada destaque de beleza ou curiosidade.
A CONFRATERNIZAÇÃO
Chegando ao Rancho Arto do Pasto, do conhecido amigo Barão, a beleza encantadora da propriedade impactou e impressionou a todos nós. Estacionamento calçado, jardins floridos e verdejantes, área gourmet, churrasqueira, parquinho tudo muito bem pensado e elaborado. O Barão estava viajando mas deixou seu cunhado, Fabiano, para nos recepcionar. Ele foi um grande anfitrião.
Enquanto a maioria do grupo caminhava, outro pequeno mas valoroso grupo cumpria uma função nobre e indispensável aos demais: a preparação da comida e do churrasco bem como o acondicionamento das bebidas. Frutas como abacaxi, melão e melancia estavam bem preparadas para o consumo, deliciando e hidratando a todos. Simultaneamente, grandes quantidades de pastéis de carne e queijo, mandioquinha, torresmo e linguiça eram servidas juntamente com a distribuição das garrafinhas de cerveja e muito refrigerante também. Na churrasqueira, os queridos amigos Cante e Pedro Rosa, demonstravam a grande experiência que os tornam imbatíveis nesta atividade. Durante as 5 horas de confraternização, grandes porções de carne muito macia, bem temperada e no ponto desejado eram servidas em pratinhos ao grande time de carnívoros. Em outra dependência da área gourmet, outro grupo de amigos se dedicavam à preparação da deliciosa comida: arroz, salada, torresmo, feijão tropeiro. Tudo se completava maravilhosamente e todos extravasavam muita alegria, boa conversa e muita risada. Estávamos no paraíso!
Houve uma pausa para as homenagens e entrega dos cartões de felicitações aos aniversariantes do mês. Como no mês anterior os cartões foram esquecidos, as homenagens foram estendidas aos aniversariantes do mês de setembro, a saber: Mazinho, Tarcísio, Rinaldi, Noronha, Nonato, Guy, Risada, Altair, José Gomes, José Celso, Garrincha, Antônio Andrioni, Pedro Andrade. Aniversariantes do mês de outubro: Marinho, Carlos Fernando, Floriano, Vandereite, Mário Lúcio Caetano, Jairo Vinícius, Alceu e Jair Alves.
Após estas homenagens, a confraternização foi reiniciada no mesmo clima de felicidades. Conforme programado também, por volta de 17h00, o evento foi encerrado e nos colocamos no caminho de casa, ansiosos em relatar cada detalhe deste abençoado dia aos nossos familiares.
Nossa próxima caminhada acontecerá no dia 10 de novembro e, no dia 17, comemoraremos, juntamente com familiares e amigos, o 14º aniversário do grupo Andarilhos Queluzianos. Um mês de mais alegrias e comemorações. Que Deus nos abençoe. Até o próximo encontro, amigos.