A revelação Wendel Felipe Dias, de apenas 14 anos, realiza seu sonho de profissionalização. Natural de Belo Vale, se apresentou ao Sport Recife esta semana e já foi aprovado para integrar a categoria de Sub 15. O meia Cristiano vai participar do processo de avaliação do sub 20 da equipe pernambucana.
Os atletas iniciaram suas carreiras em Ouro Branco e jogaram na Escolinha de Futebol do Ouro Branco Esporte Clube (OBEC).
Cristiano tem 17 anos e disputou pelo OBEC o Campeonato Mineiro IMEF jogando pelas categorias Sub 12, sub 13 e sub 14. Esse ano o atleta foi um dos destaques da AMDH no Campeonato Mineiro sub 17 onde conquistou o título de Campeão do Interior e vice-campeão geral. O atleta ainda fez o gol da AMDH contra o Atlético Mineiro na primeira partida da final. Além do Sport, as equipe do Curitiba, Ponte Preta e Red Bull manifestaram interesse de ficar com o atleta.
O zagueiro Wendel começou no final de 2.016. A sua transferência para o Sport foi feita após o atleta jogando pela AMDH ser destaque do Campeonato Brasileirinho Sub 14 que aconteceu no mês outubro em BH e região que contou com a participação de grandes clubes do futebol brasileiro, tais como: Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Atlético, Sport, Bahia, dentre outros.
Depois de disputar em 2.017 a Copa Nacional Dadazinho e o Campeonato Mineiro pelo IMEF pelo OBEC, o atleta foi encaminhado pela escolinha de Ouro Branco para jogar em 2.018 pela AMDH – Associação de Desenvolvimento Humano da cidade de Betim onde disputou o Campeonato Mineiro sub 15 e o Campeonato Brasileirinho sub 14 sendo escolhido como zagueiro da seleção da competição.
O atleta ainda está em formação. Logo, não existiu valor financeiro vinculado à transação. Chegando em Recife ele assinou um contrato de formação onde receberá do clube nordestino uma pequena ajuda de custo, alojamento, acompanhamento psicológico e pedagógico.
No entanto, caso o atleta se torne profissional, a AMDH, clube que o atleta disputou seu primeiro campeonato federado, ficará com um percentual do valor do passe.
“Trata-se de um atleta com grande potencial, 1,91m de estatura e canhoto. Seus pontes fortes são a bola área e o chute forte. Ele está apenas iniciando sua carreira. Ainda tem muito que apreender. Mas com certeza seu comprometimento com os treinamentos, sua humildade e dedicação já servem de exemplo para todos os atletas da escolinha do OBEC”, avaliou o coordenador e Presidente do OBEC, Flávio Geraldo, mas conhecido como Flavinho.
Desde que chegou na escolinha do OBEC o atleta está sendo acompanhado por ele que é advogado e pelo professor Vantuir, ex-atleta profissional e arbitro da CBFS. “Deve-se destacar também que o apoio dos pais e o trabalho desenvolvido pela AMDH, clube parceiro da escolinha do OBEC, foram essenciais para que o atleta pudesse chegar até aqui”, afirmou Flavinho.”