Levantamento pluviométrico feito pela Defesa Civil mostra que em choveu 23,4 mm a mais que o esperado em Conselheiro Lafaiete (9% a mais). A média histórica entre 2013 a 2017 não passou de 262mm.
Segundo coordenador da defesa civil, Augusto Júnior Araújo a previsão é de dezembro de janeiro chova entre 20% a 30% a mais do que o mesmo período do ano passado. Somente nos dois primeiros dias de dezembro choveu 20% do esperado para o mês. “Devido as previsões, que já região o período chuvoso se estende até o final de março com a chamada da enchente das goiabas, estamos com uma escala de plantão aos finais de semana e ferido, justamente para atuarmos com mais intensidade”, disse.
Ele disse que a situação e tranquila quando foi registrado apenas pontos de inundação em Gagé, porém sem danos pessoais, materiais ou interrupção de serviços essenciais, pois o rio ocupou apenas sua planície de inundação.
Na sede de Lafaiete, o rio atingiu a cota de 1,20 m em novembro, permanecendo dentro da calha em todo o perímetro urbano.