João Vicente/Articulista
Criada em 2007, idealizada pelo guitarrista Auder Júnior, a banda mineira AUDERGANG de BH tem se consolidado como uma das grandes expoentes do Blues no cenário nacional. Influenciada pelos movimentos musicais da década de 60 na capital mineira já no em seu segundo álbum “ Blues for the Blues” , o grupo lança a música “On every comer” homenageando essa geração que levou a voz de Minas para além das Minas. O álbum Blues for the blues ficou entre os 12 melhores trabalhos musicais em 2015 pelo site Shoutem Rock Brasil.
Em 2017 pelo programa da Secretaria de Estado de Cultura, “ Minas Música, a banda viaja para sua primeira turnê internacional em território português, no velho continente, apresentando os seus trabalhos nas cidades de Leira e Aveiro onde foram bem recebidos pelo público que curtiram o blues brasileiro com raízes mineiras. Filho de músico, o piranguense Luis Claúdio ressaltou que ficou impressionado como o público europeu tem um respeito e um carinho pelo músico brasileiro e pela música brasileira. Segundo Luis Cláudio, a banda Audergang tem se firmado como uma das principais banda de blues não só em BH, mas em todo Brasil
O novo trabalho do grupo foi lançado no ano passado, “ No time little troubles” com nove faixas com uma pegada de blues rock com muito swing. Na discografia da Udergang estão EP “ Blues da Chuva (2014), os três CDs music, “ Is the only way”(2007), “ Soul to shuffe”(2011) e “Blues for the Blues”(2015) e o primeiro DVD, “ Blues Sessions” (2017) que inclusive foi lançado também em Portugal. A banda é formada pelo Auder Júnior – guitarrista e voz, Brazza – contrabaixo, Osmar Souza – harmônica e o meu conterrâneo e amigo Luis Cláudio – baterista e vocalista. Vale ressaltar que esses músicos talentosos já dividiram o palco com grandes músicos do Blues e do Rock nacional e internacional, destacando o norte-americano de Nova Orleans, Jason Ricci, considerado uns dos melhores gaitistas do Blues da atualidade no Festival Rota do Blues de BH em 2018.