Os prefeitos reunidos ontem, dia 15, na sede da Associação dos Municípios da Micro Região do Alto Paraopeba (Amalpa), em Lafaiete, confirmaram que os 3 senadores mineiros Anastasia (PSDB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PSD) serão convidados a participarem de encontros com as lideranças regionais. A intenção é ouvir as propostas como cobrar investimentos e recursos em obras em favor do desenvolvimento econômico da região.
O Presidente da Amalpa, o prefeito de Queluzito, Celinho (PR), adiantou que os senadores já foram contactos para agendamento em abril das reuniões. “Nosso propósito é ouvir o que os senadores podem fazer pela nossa região e cobrar também por um compromisso maior com nossas cidades em termos de projetos, ações, políticas públicos e investimentos. Queremos um canal direto com o governo federal”, assinalou.
Além da Amalpa, as associações micro regionais ANA (Barbacena) e ANVER (São João del Rei) participariam da reunião conjunta como forma de fortalecer os compromissos.
Dívidas
Como é tônica, as dívidas do Governo do Estado com os municípios mobilizou os debates. Cristiano Freire, coordenador de Filas- Recursos do Orçamento Geral da União e Financiamentos da Caixa Econômica Federal, encheu os olhos dos prefeitos quando detalhou diversas linhas de investimentos disponíveis às prefeitura com empréstimos com carência de até 24 meses.
O prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos (PSDB), que obteve um empréstimos da Caixa para a construção da Rodovia da Batata, sugeriu ao deputado Glaycon Franco (PV) que os municípios pudessem colocar como garantia as dívidas do Estado com as prefeituras, até mesmo com o BDMG.
O deputado
Em sua fala, Glaycon Franco explicou que o bloco parlamentar na assembleia “Minas tem história” reuniu com o Governador Zema (Novo) quando ouviu dele de que o Estado vai regularizar os repasses com os Municípios.
O deputado adiantou que a região pode ser valer de uma grande aliado novo governo mineiro. Trata-se Manoel Vítor que foi diretor industrial da Gerdau em Ouro Branco e vice presidente da empresa no Brasil.
Segundo Franco, ele deve ocupar o cargo de “super secretário” na futura super pasta a ser criada pelo Governo, envolvendo ao menos 5 secretarias. Glyacon disse que também convidará para uma reunião a Amalpa, o Ministro do Turismo, o deputado federal Marcelo Àlvaro Antônio (PSL). “Vamos revelar a ele as nossas potencialidades”, contou Franco.
Investimentos
Os prefeitos da Amalpa também estão de olho nos investimentos da Gerdau, cerca de R$ 1,6 bi na expansão em Ouro Branco, como também da CS em Casa de Pedra, em Congonhas com projetos em automação industrial. A intenção é também conhecer de perto os detalhes destes dois investimentos.