Doze clubes de Lafaiete e região iniciam no dia 7 de abril a edição do mais charmoso e tradicional torneio de futebol amador do interior de Minas. A Taça Vertentes completa neste ano as bodas de prata e se tornou a principal vitrine esportiva da região.
Ontem à noite, dia 18, os representantes dos clubes que participarão do torneio definiram o regulamento e sortearam as chaves do torneio que em 2019 terá 12 clubes inscritos. Os clubes de cidades da região vão dominar a XXV Vertentes com apenas 5 de Lafaiete ( Meridional, Mineiro e Ferroviário, Santa Cruz/São Gonçalo e Queiróz Júnior).
Regras e chaves
Depois de uma longa discussão ficou definido o chaveamento da Vertentes. Na primeira fase, as equipes da “chave A” jogarão contra a “chave B” com 6 jogos para cada clube. Quatro equipes se classificam para a fase de quartas de finais e os 8 clubes jogarão em sistema de mata mata.
A previsão é que a Vertentes termine em meados de junho quando o clube vencedor levantará o troféu da competição nos seus 25 anos de duradoura e marcante história no futebol amador de Minas.
Equipes
A “chave A” está formada por: Fluminense (Capela Nova), Santa Cruz/São Gonçalo (Lafaiete), Vila Nova (São Brás), Ferroviário (Lafaiete), Casa Grande e Queiróz Júnior (Lafaiete).
A “chave B” tem os seguintes clubes: Internacional (Carandaí), Entrerriense (Entre Rios), 29 de Maio (Congonhas), Santanense (Santana dos Montes), Meridional e Mineiro, ambos de Lafaiete.
A tabela do torneio deve ser divulgada pela Liga de Desportos nos próximos dias. Em 2018, o Cristianense, de Cristiano Otoni, levantou a Taça da Vertentes ao vencer o Aliado, de Santana dos Montes.
Leia também:
Liga prepara Taça Vertentes 2019 como o maior número e clubes de sua história
Clubes de Lafaiete sinalizam “boicote” a Taça Vertentes já equipes vizinhas montam seleções
Em jogo emocionante, Cristianense levanta a o tri campeonato da Taça Vertentes