19 de março de 2024 07:25

Anjos de Patas: Projeto Amicão – Cão na escola

Projeto Amicão – Cão na escola

Projeto que incentiva a adoção de animais por escolas foi lançado dia 28 de Junho de 2019 em Juiz de Fora – MG.

Modéstia parte amei a ideia!

Assim, as crianças e jovens aprendem a amar, cuidar e respeitar os animais.
E na escola, onde aprendemos grande parte dos nossos conhecimentos e habilidades, aprender também o respeito aos animais, é imprescindível, algo que deve vir desde cedo, bem cedo…

Teve início quando a Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo, bairro Caiçaras em Juiz de Fora – MG, acolheu um cachorro.

Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) tem como objetivo dar assistência aos animais adotados por instituições de ensino e orientações para os diretores sobre os cuidados com a mascote, por meio dos departamentos de Educação Ambiental (DEA) e de Controle Animal (Dcan).

A Escola Municipal Professor Augusto Gotardelo possui 400 estudantes, da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e também turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Após cuidados veterinários, banho e tosa, o cachorro foi batizado como Guto, em homenagem ao professor Augusto Gotaderlo (Que dá nome à escola).

“Guto chegou em um dia de chuva, se escondendo, em dezembro de 2018. A escola acolheu, ele está lá, feliz. A saúde dele está muito melhor. As crianças se revezam nos cuidados. Está sendo uma experiência maravilhosa”, contou gerente do Departamento de Controle Animal (Dcan), Miriam Neder.

O Departamento oferece todos os cuidados ao animal adotado pela escola, desde a castração até os atendimentos veterinários, quando necessário. E neste caso, disponibilizou a verba para a construção da casinha.

Outras duas instituições já aderiram à adoção de animais e serão as próximas a receberem o “Amicão”: Escola Municipal Marília de Dirceu, do Bairro Filgueiras, adotou o cãozinho Dirceu, e a Escola Municipal George Rondebach, no Bairro Grama, adotou a gata Nina.

“Nós estamos tentando trabalhar com as crianças nas escolas, porque, como todos sabemos o abandono é, ainda, infelizmente muito grande. A nossa esperança de um futuro melhor são as crianças. Elas aprendem, mesmo quem não tem muita afinidade, a respeitar, que aquele animal precisa de carinho, de comida, de cuidado veterinário. Eu acho que vai ser muito bacana. Acredito que vai dar muitos bons frutos”. Míriam Neder

As escolas interessadas em participar das próximas edições do Projeto Amicão devem procurar o Departamento de Educação Ambiental do Demlurb pelo telefone (32) 3690-3571.

Que mais cidades e escolas sigam o exemplo!

Fonte: G1.

Adoções!

Sua tutora faleceu.

Auspedagem domiciliar Soninha Santiago
Amor e respeito aos animais

ONG APARC – Congonhas!
Seja um voluntário! Um colaborador!

 Siga o instagram da ONG: @aparcongonhasmg

Feira de adoção ONG APARC – Congonhas

 Os Babá Cão – Especialista em comportamento animal

Siga Os Babá Cão no instagram: @os_baba_cao

Sempre que puder, ajude um animal abandonado!

Dica de português!

Play Music

Um espaço dedicado à música!
Por mim, leitores, amantes da música, músicos, por todos nós!

“Trechinhos…

 “Vamos viver e cantar.” Charlie Brow Jr.

“Reggae a vida com amor.” Ponto de equilíbrio
“Tudo nos é dado, só nos falta fé.” Mato seco

 Hoje vamos ouvir a canção High Hopes, Pink Floyd, do álbum The Division Bell.

 

Agenda do Rock!
 Sujeito a alterações

Vegetarianismo

Com Samyra Goulart.

O vegetarianismo tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Esse movimento consiste em um regime alimentar que exclui a utilização de carne na preparação dos pratos, substituindo por outros alimentos tão quanto saborosos, saudáveis e sem crueldade animal. Ainda dentro desse conceito, há também o veganismo, que vai muito além da alimentação, sendo também um movimento social e político.

Ao contrário do que muitos pensam, os adeptos do vegetarianismo comem muito bem e de forma diversificada. Uma vez que a carne não está presente, são adotados outros alimentos que garantem sabor e nutrição adequados aos consumidores.

Uma dieta vegetariana é baseada em frutas, legumes, cereais, vegetais, oleaginosas, carboidratos e fibras. Mas ela também permite uma vasta cartela de opção para os amantes de doces, bolos, salgados, tortas e massas. A grande sacada é a substituição da carne, leite e derivados por alimentos de origem vegetal, como soja, grão-de-bico, leites vegetais (soja, coco, amêndoas, castanhas, arroz, etc), chia, palmito e até mesmo “carnes” vegetais, como a denominada carne de jaca.

Espaço Cultura!

Com Cláudia Guimarães, escritora.

O Bicho-da-seda, Robert Galbraith.

Quando do desaparecimento do romancista Owen Quine, sua esposa procura o detetive particular Cormoran Strike. Inicialmente, ela pensa apenas que o marido se afastou por alguns dias — como fez antes — e quer que Strike o encontre e o leve para casa.

Mas, à medida que investiga, fica claro para Strike que há mais no sumiço de Quine do que percebe a esposa. O romancista acabara de concluir um livro retratando maldosamente quase todos que conhece. Se o romance fosse publicado, a vida deles estaria arruinada — assim, muita gente pode querer silenciá-lo.

E quando Quine é encontrado brutalmente assassinado em circunstâncias estranhas, torna-se uma corrida contra o tempo entender a motivação de um assassino impiedoso, um assassino diferente de qualquer outro que Strike tenha encontrado na vida…

Você encontra para empréstimo na biblioteca Casa de Guimarães.

Contatos pelo Facebook: https://www.facebook.com/Casa-de-Guimar%C3%A3es-580855678727390/

Conheça o blog Totó e Mimi: http://claudiaguimaraes49.blogspot.com


Últimas Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade