“Viva as flores, viva os perfumes, viva as cores… Que venha o Sol, os dias longos e quentes, de céu azul e calor no coração. Vamos aproveitar esse novo ciclo para florescermos internamente. Viva a primavera!”.
Começa hoje às 22h53 do dia 22 de setembro de 2018; e termina em 21 de dezembro de 2018.
Na primavera acontece o desabrochar das flores e a natureza nos presenteia com belas cores e perfumes! A temperatura começa a aumentar, tornando os dias mais gostosos para sair de casa, dar passeios, tomar sol, ou simplesmente apreciar a beleza das flores!
O equinócio da primavera marca o início da primavera no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul.
No equinócio, o dia tem a mesma duração no hemisfério Norte e no hemisfério Sul. É também neste momento em que o dia e a noite possuem a mesma duração, de 12 horas cada.
Temporada das jaboticabas
A chegada da primavera traz a temporada das jabuticabas. A fruta exuberante é repleta de um sabor doce e já começa encher os frondosos pés. A chuva faz com ela tenha um gosto ainda mais adocicado.
A fruta 100% brasileira, típica da Mata Atlântica, a jabuticaba tem apenas uma safra por ano, de agosto a setembro. Mas, para plantar as sementes e vê-la dar frutos, é preciso ter paciência. Ela leva entre 10 e 15 anos para frutificar!
Antigamente com os grandes quintais das residências, os terrenos eram repletos de frutas, quando se destacava a jaboticaba. A diversão das crianças era subir nos pés para chupar e se deliciar com a fruta. Ou mesmo pular os muros e atacar as hortas vizinhas. Epócas em que as crianças criavam seus brinquedos e inventava suas diversões.
Os tempos mudaram os costum
es e as crianças já não mais apreciam estas brincadeiras. Também as hortas e quintais cederam espaço a prédios e construções. Pouco ainda restam das casas com grandes quintais.
Cidade da jaboticaba
São Brás do Suaçuí é a cidade na qual existem mais pés de jaboticaba da região. Nesta época do ano, é comum ao longo da avenida principal, crianças e adultos vendendo a fruta.
Muitos se deslocam até Lafaiete e Congonhas para comercializar a frutas nas ruas e aumentar a renda.
Em um sítio, perto da histórica Fazenda do Paraopeba, às margens da MG 383, existem mais de 100 pés de jabuticabas, alguns com mais de 100 anos.
Quem sabe, tendo Sabará como modelo, a cidade não crie um festival da jabuticaba? Seria um atrativo cultural, econômico e turístico. Em Sabará, quem há isenção de tributos a quem cultiva e mantém os pés de jabuticabas. Entre os dias 15 a 17 de novembro a cidade promove o 33º Festival da Jabuticaba, envolvendo cultura e gastronomia.