25 de abril de 2024 04:23

Projeto propõe revitalização do Bananeiras com construção de ciclovias, ampliação das calçadas, espaço de lazer e memorial

Projeto de revitalização prevê construção de área de lazer ciclovia integração do homem com natureza/DIVULGAÇÃO

Nathália Baêta dos Santos, graduada em Arquitetura e urbanismo pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, desenvolveu o seu TFG (Trabalho final de graduação) um projeto de requalificação às margens do Rio Bananeiras em Conselheiro Lafaiete.

Em seu trabalho, ela relata que ao chegar na parte urbana da cidade depara-se com a área de estudo com quase 1 km de extensão tendo o Rio Bananeiras como protagonista, onde sua nascente está localizada no distrito de Buarque de Macedo a 11 km de Lafaiete e é um dos subafluentes da bacia do Rio São Francisco.

Situado no bairro São Sebastião com características predominantemente residencial e de até três pavimentos, o Rio encontra-se em situação lamentável, tais como o lançamento de esgoto; descuido da população; abandono do poder público; escassez de mata ciliar, calçadas em más condições e habitações em área de risco, devido ao fato em que elas quando foram construídas a  APP (Área de preservação permanente), Lei nº 12.651/2012 do Código Florestal não havia sido implantada.

Portanto, foi desenvolvido para o trabalho final de graduação o projeto de requalificação às margens do Rio Bananeiras, resultando em um Parque Linear com objetivo de integração da população com o Rio, bem-estar social e ambiental; além de obter atividades como Food Truck, área de contemplação, mesas  de xadrez, playground, academia ao ar livre, área de permanência e um Memorial Histórico e Cultural com objetivo de conscientização à preservação do Rio. O edifício contém uma recepção, um espaço para exposição sobre o Rio Bananeiras, sala multiuso, café, administração e um terraço para eventos.

Devido a área ser extensa pretende-se o apoio da Prefeitura e do empreendedorismo das empresas da cidade e região como MRS Logística, Gerdau Açominas e Vale S.A.

Além do projeto foram elaboradas diretrizes para promover segurança e bem-estar aos pedestres com a ampliação das calçadas, Traffic Calming, um circuito de ciclovia e uma boa iluminação; para a melhoria da qualidade do Rio Bananeiras foi elaborada uma diretriz para propor o desvio da tubulação de esgoto.

Desta maneira, pretendemos contribuir para a melhoria social, ambiental e cultural desta região da cidade de Conselheiro Lafaiete, que é a via de entrada da cidade, o primeiro contato que o visitante e o morador têm ao chegar na cidade.

Veja fotos:[Best_Wordpress_Gallery id=”268″ gal_title=”bananeiras”]

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade