×

Grêmio conquista pela oitava vez o Campeonato de Futebol Amador de Congonhas

FOTO DIVULGAÇÃO

A torcida, que lotou o Estádio Pedro Arges (Campo do Esportivo), na manhã deste domingo, 24 de Novembro, assistiu a uma final de nível bem mais elevado do que o das decisões dos últimos anos. Ayala abriu o placar para o Grêmio, que continuou pressionando o adversário por todo o primeiro tempo, mas também sofrendo ataques da equipe de Joaquim Murtinho. O Bangu voltou melhor na etapa complementar e empatou o jogo com Wallace. Mas Nicolas colocou a equipe tricolor novamente na frente. Final Grêmio 2 a 1.

Na preliminar, o Tekila/Trivela ficou com o título do Quarentão, após empatar em 0 a 0 no tempo normal com o Esportivo e vencer nos pênaltis por 5 a 4.

O Campeonato de Futebol Amador de Congonhas é promovido pela Liga Congonhense de Desporto (LCD), com recursos da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Congonhas.

O último título do Grêmio no Campeonato Amador de Congonhas havia sido em 2015, por isso Nicola comemorou muito. “Batemos na trave nos três últimos anos diante do Caetano Lopes e do Itacolomy. Agora colocamos o Grêmio de novo no lugar dele, que é com o troféu na mão. Vamos comemorar que esse título estava engasgado”.

Autor do gol do título, ele diz que a emoção por isso foi maior ainda e que, mesmo ao sofrer o empate, o time seguiu confiante.”Hora nenhuma a gente deixou de acreditar que seríamos vencedores. No primeiro tempo, estivemos melhores em campo, no segundo o Bangu foi melhor, mas conseguimos este gol e equilibrar o jogo novamente e graças a Deus deu tudo certo”, completou.

O treinador Christian, do Grêmio, comentou sobre a final e o pedido de Leandro Lúcio para que o substituísse no comando técnnico durante o 2º turno do Campeonato de Futebol Amador de Congonhas. “Nós estamos felizes demais, o jogo fui muito disputado, e uma vitória numa partida difícil como esta é sempre bem mais comemorado. O que falei com os jogadores antes do jogo é que a gente queria vencer, mas vamos tentar vencer proporcionando um espetáculo agradável a quem veio ver. Por isso, nosso time, às vezes, passa dificuldade na defesa, porque a gente prioriza o atque mesmo. Busco uma escalação ofensiva, para que saiam gols mesmo. O Grêmio é um time muito tradicional, o Leandro me convidou para estar junto com eles conduzindo o time e pela amizade com todos topei, conseguimos ir passando de fase, eliminamos na semifinal o Itacolomy, que era bicampeão e agora conseguimos vencer o Bangu, que é uma grande equipe também e grande rival do Grêmio.”, comentou.

Sobre o grande público presente ao Estádio Pedro Arges na final deste domingo, emendou: “O incentivo ao futebol amador é uma coisa que a gente tem de preservar em Congonhas. É uma alegria para as pessoas poder ter esse compromisso esportivo, fazer muitas amizades no futebol. O que me chamou atenção neste domingo é que o público ficou até o final e viu um grande espetáculo”.

Fundador da equipe de Futsal de mesmo nome, Lúcio de Fátima lembra que o filho Leandro queria montar uma equipe de campo em 2003 e que então ele ofereceu o Grêmio. “Logo no primeiro ano no campo, fomos campeões. Até hoje, o Grêmio já ganhou 17 campeonatos, sendo 8 campeonatos de Congonhas, 4 Torneio do Desportista, que antes era disputado separadamente do Amador. Em 2007, o Grêmio conquistou a tríplice coroa tudo de forma invicta. Na época, eu era treinador e meus filhos jogadores”, lembra.

Lúcio de Fátima comemorou também a tranquilidade com que transcorreu a final. “Ficamos assustados com confusões que ocorreram no último torneio de Futsal, que se encerrou mês passado no Dom Oscar, porque estava lá com minhas netas. Graças a Deus, neste domingo, todo mundo se comportou, público, sócios do clube, atletas e comissões técnicas e a arbitragem. Tivemos um jogo de alto nível, bem melhor do que as finais dos últimos anos”, assegurou.

Matheuzinho, jogador do Bangu, lamentou a derrota e promete que sua equipe reunirá forças para lutar pelo título novamente em 2020. “Nosso time saiu perdendo, corremos atrás do empate, mas nos desesperamos. Esquecemos que jogo empatado não é perdido. Na bola perdida, fomos castigados. Lamentamos e vamos treinar mais para ano que ver estarmos ainda mais forte. Nosso time joga muito com amor”.

Para o presidente da Liga Congonhense de Desporte (LCD), Dedevaldo Ramos Paulinho, “foi muito importante a final ter transcorrido normalmente, com um jogo limpo, sem confusão no campo e na arquibancada. Tivemos dois bons espetáculos do Amador e do Quarentão”. Ele aproveitou também para agradecer a parceria do Município. “Se não fosse a Prefeitura, não haveria campeonatos de futebol em Congonhas. Agradeço ao prefeito Zelinho e ao secretário de Esporte e Lazer por este apoio incondicional à Liga”.

E o secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Congonhas também saiu satisfeito do Campo do Esportivo. “Foi um grande jogo e um grande campeonato, sem problemas. Nesta final, tivemos o Estádio Pedro Arges lotado em uma grande confraternização. No Quarentão, vimos jogadores que ainda demonstram muita qualidade. Congonhas respira esporte, tem o Quarentão, o Amador, o Regional de Base, os torneios de Futsal de bairro e os dois tradicionais Torneio de Férias e Copa Verão. Agradecemos ao público que esteve nesta final e à Liga pela organização”.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp