Na terça-feira, a vereadora Carla Sássi (PSB) participou de uma sessão na Câmara dos Deputados, em Brasília. Uma das lideranças regionais em defesa da causa animal, ela integrou o debate em relação à reclusão para quem comete crime de maus tratos aos animais. “Em minha fala, citei a importância do laudo de um médico veterinário descrevendo a situação do animal e capacitação das polícias para atendimento dessas solicitações. A proteção animal agradece ao deputado Fred Costa por estar se fazendo ouvir na Câmara dos deputados, num momento complexo que a causa vive no país. Foi um dia de reencontros maravilhosos, de ativistas de todo o Brasil”, comentou, ressaltando que não é só uma questão de mudança na legislação, mas sim de quebra de paradigmas numa sociedade que ainda aceita muitas ações cruéis contra os animais.
“A violência contra um animal está intimamente ligada à violência contra o ser humano”, observou a vereadora. Pesquisa realizada este ano pelo Ibope apontou que, de um universo de dois mil entrevistados, nove em cada dez já presenciaram maus-tratos contra animais. Uma comissão especial da Câmara debate proposta (PL 1095/19) que estabelece pena de reclusão a quem praticar maus-tratos.
A promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Monique Gonçalves, destacou o dado do IBGE que aponta: há mais animais de estimação que crianças nas casas brasileiras. Monique considera o projeto em análise na comissão o mais importante da década.
“Não adianta dizer que o animal não é uma coisa, não adianta dizer que o animal é um sujeito de direito, não adianta dizer que o animal integra a nossa família se não tiver a previsão de responsabilização para quem violar esse valor”, disse Monique. O autor do projeto, deputado Fred Costa (Patriota-MG), criticou o processo para punir quem comete maus-tratos. (Vertentes OnLine)
Leia também: