×

Prefeitura de Congonhas e Promotoria alinham proposta para implementar o mais ousado plano de segurança em barragens do Brasil

A Prefeitura de Congonhas, representada pelo secretário de Meio Ambiente, Neylor Aarão, se reuniu no Ministério Público do Estado de Minas Gerais com o promotor Coordenador da Bacia do Alto Paraopeba, Francisco Generoso, o promotor da Comarca de Congonhas, Vinícius Alcântara Galvão, com representantes e apoio técnico das promotorias ambientais e da Fundação Gorceix. Durante o encontro, realizado hoje (29) pela manhã, o Município apresentou seu Plano de Segurança de Barragens.

Vinícius Alcântara Galvão sustentou seu posicionamento favorável a que a Prefeitura de Congonhas assuma papel de protagonismo neste processo, porque é quem está mais perto da população impactada pelas estruturas criadas pelas empresas do ramo mínero-siderúrgico e também, segundo ele, quem precisa dar uma resposta em tempo hábil à população.

Neylor apresentou o plano, que é pioneiro no Brasil, aos promotores, mostrando todas as áreas suscetíveis à inundação e as propostas elaboradas para resolver o problema criado pelas barragens. Para o secretário de Meio Ambiente de Congonhas, é hora de quebrar paradigmas. “A mineração, como funcionou até hoje, apresentou uma série de problemas e consequentes desastres. Por temos empresas que estão entre as maiores do mundo, estamos implementando as melhores medidas disponíveis no mercado mundial em relação ao monitoramento e segurança das barragens. O Município de Congonhas e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais farão uma ação conjunta, contando com a participação da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Agência Nacional de Mineração [ANM], Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais [AMIG] e outras instituições que queiram participar na implantação. A fase agora é de finalizar os termos de referência, definindo os custos deste trabalho e quanto cada uma das empresas terá de arcar. Tanto nós quanto o Ministério Público acreditamos que haverá uma participação voluntária das empresas Gerdau, Vale, CSN e Ferrous. A meta é que as ações comecem a ser implantadas até fevereiro de 2020. A construção deste Plano Municipal de Segurança de Barragens é muito importante, porque servirá de modelo para todas as outras cidades mineradoras ou que possuam barragens em seu território”, afirma Neylor Aarão.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp