Uma das mais tradicionais publicações de Minas chegou ao seu Jubileu de Prata. Criada pelo professor, escritor e fundador da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL), Alberto Libânio Rodrigues, a “Antologia Lafaiete em Prosa e Verso” comemorou os seus 25 anos de obra ininterrupta neste sábado (13) com o lançamento oficial da coleção de textos.
O evento ocorreu no Solar Barão do Suassuhy, na sala que homenageia Alberto Libânio. O Acadêmico Wilson Baeta Assis, referenciou o legado do imortal e expoente das letras para a cultura de Lafaiete, citando a importância da publicação, hoje editada por sua sucessora e esposa Cleonice Libânio. “Esta é uma singela homenagem a sua memória, uma obra que atravessa os tempos, reunindo um conjunto de esforços que permanece viva para as futuras gerações, graças ao desprendimento da Cleonice”, assinalou.
O Secretário Municipal de Cultura, Geraldo Lafayette, destacou o papel da Antologia na preservação da memória de Lafaiete. “A Antologia é mais que um livro, é um pouco de nossa história resumida em cada edição, através dos escritores e poetas. Temos que louvar o esforço a perseverança da Cleonice em manter viva esta publicação”, louvou.
Após os discursos, a família do imortal Alberto Libânio Rodrigues doou um quadro do escritor que ficará exposto na sala que leva seu nome no Solar. Os escritores que participaram da 25ª edição da Antologia receberam um certificado e um exemplar, registrando o momento histórico. Ao final um bolo celebrou a data da festa literária.
- Fotos: Mauro Dutra Faria
[Best_Wordpress_Gallery id=”282″ gal_title=”Alberto Libânio”]