Socorro a panes mecânicas concentra a maioria dos chamados; Concessionária orienta sobre a necessidade de manutenção preventiva;_
Durante os 13 dias em que vigorou a Operação Especial de Final de Ano, entre 20 de dezembro e 1º de janeiro, a Via 040 realizou 1.617 atendimentos na rodovia, uma média de 5 veículos sendo atendidos a cada hora no trecho sob concessão. Para garantir a fluidez e a segurança, a operação especial reforçou o número de equipes e de equipamentos à disposição dos usuários da BR-040, que recebeu um fluxo superior a 1,4 milhões veículos.
O socorro a panes mecânicas foi o principal serviço prestado aos usuários, totalizando 1.091 chamados, cerca de 67% do total de atendimentos. Além do socorro mecânico, os 21 postos da Via 040 ao longo do trecho sob concessão prestaram, também, serviços nas seguintes situações:
- Atendimento clínico: 151 pessoas;
- Pane elétrica: 58 veículos;
- Pane seca: 94 veículos;
- Troca de pneu: 189 veículos;
- Orientação a andarilhos: 34 ações.
Férias seguras com manutenção preventiva
Nestas férias, há previsão chuvas em todo o sudeste, o que exige cuidados extras na condução. A chuva é um dos principais fatores de risco para a segurança viária, pois ela tende a reduzir inesperadamente a visibilidade, elevando ainda mais os riscos na direção. Ao se deparar com situações de chuvas e pista molhada, os condutores devem reduzir a velocidade e manter distância dos demais veículos. Além disso, para uma viagem de férias mais segura, a Via 040 alerta para a necessidade de manutenção preventiva do veículo:
- Checar as condições e a calibragem dos pneus, substituindo-os em caso de necessidade;
- Verificar lanternas dianteiras e traseiras, além das setas;
- Encher o tanque e mapear os postos de serviço ao longo do trajeto;
- Abastecer os reservatórios de água e testar as palhetas do limpador;
- Verificar nível do óleo.
Condições de tráfego 24h
Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter da concessionária e pelo site da Via 040. Há também informações pelo Whatsapp, mediante solicitação de cadastro.
- Estrutura à disposição de motoristas e passageiros
- 18 painéis eletrônicos de mensagens de tráfego e educativas;
- 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso;
- 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações;
- 31 ambulâncias para resgate e socorro médico;
- 35 guinchos para remoção de veículos leves e pesados;
- Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.