29 de março de 2024 04:14

 Lafaiete criou quase 6 mil novas micro empresas em 2019

Levantamento do Sebrae mostra as atividades com o maior número de MEI em Minas Gerais em 2019. Bares, salão de beleza, promoção de vendas, pedreiros e lojas de roupas e acessórios foram as atividades

Lafaiete atravessa momento econômico diferenciado com aberturas de novas empresas e atração de investimentos / DIVULGAÇÃO

com o maior número de Microempreendedores Individuais (MEI) formalizados neste ano. As cinco ocupações corresponderam juntas por 40% das 180 mil formalizações em Minas Gerais, entre janeiro e dezembro de 2019. De acordo com o levantamento feito pelo Sebrae Minas com base nos dados do Portal do Empreendedor, deste a criação da figura jurídica do MEI, o estado concentra mais de 1 milhão de MEI, sendo o terceiro em número de formalizados.

“Essas pessoas passaram a ser contribuintes do INSS e terem acesso ao crédito junto às instituições financeiras, além de poderem comprar de grandes fornecedores. Alguns destes MEI também contribuem para o aumento das vagas de trabalho, uma vez que podem contratar um funcionário”, explica a analista do Sebrae Minas Laurana Viana.

Em 2019, bares foi a atividade com o maior número de registro de MEI, 25,7 mil, seguido por cabelereiros, manicure e pedicure (14,4 mil MEI), promoção de vendas (10,8 mil MEI), pedreiros (10,5 mil MEI) e comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (10,4 mil MEI). “O aumento da formalização dos bares vem muito em função da tradição de Minas neste segmento, principalmente em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Já as ocupações ligadas a área da beleza cresceram, principalmente, após a Lei do Salão Parceiro”, justifica a analista do Sebrae Minas.

Lafaiete

Segundo o Sebrae, em 2019 foram criadas 6.131 novas MEI’s, um crescimento de mais de 25% em relação a 2018 quando nasceram 4,919 novas micro empresas em Lafaiete.

JUCEMG

Segundo a Junta Comercial de Minas Gerais, Lafaiete gerou 269 novas empresas em 2019.

   

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade