28 de março de 2024 19:06

Mário Marcus: “Lafaiete nunca recebeu tantos investimentos”, destaca prefeito e reforça o entusiasmo em administrar Lafaiete

Em tom afirmativo, o Prefeito Mário Marcus (DEM) destacou o atual ambiente político como fator favorável ao fomento das parcerias capaz de impulsionar a economia com a geração de empregos e a chegada de investimentos.

Durante a posse da nova diretoria da ACIAS e da Câmara Empreendedora da Mulher, o prefeito destacou a geração de empregos e atração e empresas. / DIVULGAÇÃO

Durante a posse da nova diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (ACIAS) e da Câmara Empreendedora da Mulher, o prefeito destacou a geração de empregos e atração e empresas.

Segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho, Lafaiete teve um saldo positivo de mais de 800 postos de trabalho gerados entre janeiro e novembro de 2019. “Somos parceiros da ACIAS desde o primeiro momento em todas as suas ações. Nossa gestão é marcada em favorecer e criar um ambiente de fomento as atividades econômicas e impulso às parcerias que foram capazes de desenvolver projetos que resultaram em sucesso, como a expoagro, planejamento estratégico e Nacional da Campolina que pela primeira vez deixou a Gameleira e veio para nossa cidade. Foi um sucesso estrondoso que até hoje repercute em nosso Estado, divulgando nossa cidade como uma vitrine. Isso mostra que somos capazes, através das parcerias, desenvolver projetos que alavancam nossa economia e impulsionam nossa vocação comercial. Nossa gestão é facilitadora destas parcerias e queremos avançar mais”, avaliou.

Mário também reforçou a capacidade de renovação da economia local para atrair investimentos, mesmo em momentos de crise. “Sabíamos das dificuldades quando assumimos em um momento de forte crise política e econômica, mas vemos que nunca recebemos tantos investimentos nestes últimos anos. Isso graças ao ambiente político propício de parceria. Vemos tantas empresas instaladas. Esse entusiasmo, esta motivação fazem com que as coisas aconteçam. Temos uma economia interna forte e empresários responsáveis”, assinalou.

Sem crise

Na contra mão da crise, Lafaiete consolidou sua vocação ao comércio e ao serviço. Os fatores mais diversos atraem os empresários, desde a renda per capita, ambiente político favorável, mercado potencial e localização estratégica.  O Prefeito Mário Marcus destacou o momento boom econômico e as perspectivas de atração de novos investimentos.

A cidade recebeu nos últimos 3 anos mais de R$63 milhões aplicados na instalação de mais de uma dezena de empresas. Em média geral, ao menos 1,3 mil empregos/indiretos foram gerados diretos e indiretos na economia local. “Acredito que estamos presenciado o surgimento do maior ciclo de prosperidade que Lafaiete. A escolha da cidade para a instalação de diversos empreendimentos não é por acaso, deriva de uma profunda análise de mercado e de potencial econômico. Nenhuma empresa séria amplia seus investimentos em ambiente incerto ou de risco”, salientou o Secretário.

Empreendimentos

No ramo de alimentos, Lafaiete recebeu 3 grandes redes de hipermercados: BH, Mineirão Atacarejo e recentemente o Mart Minas, gerando cerca de 400 empregos diretos. Acredita-se que ainda este ano, o Supermercado Azevedo inaugure sua segunda unidade na parte baixa da cidade, próxima a Praça da Bandeira, no Bairro Carijós. O Supermercado Brasil também abriu uma nova unidade no Santa Efigênia e planeja outro investimento no Bairro Gigante, perto da BR 482.

Cinema, Araujo e UNA

Além dos empreendimentos, Lafaiete recebeu um aporte de mais de R$4 milhões com a instalação do novo cinema, Cine Ritz, e duas unidade da Araújo. “Conselheiro Lafaiete é um município de grande importância econômica para as cidades da região do Alto Paraopeba e Vale do Rio Piranga e dando seguimento ao seu plano de expansão em Minas Gerais, a Drogaria Araujo, além de contribuir com a geração de emprego e renda na região”, afirmou os representantes da Araújo. As duas lojas geram em torno de 50 empregos diretos.

Outro mega investimento na educação, que pretende revirar o setor, é chegada da unidade da UNA Lafaiete. São 12 cursos já em funcionamento. Os cálculos são de que o empreendimento deve gerar cerca de 150 empregos diretos e um investimento de cerca de RR 10 milhões.

Outros investimentos

Na área da saúde, a inauguração do Hospital da FOB, de 2 unidade da Drogaria Araújo, a 2ª unidade da Drogasil e da Drogaria Minas Mais, a ampliação e melhoria das instalações da Ekosom, Image Diagnose, a reforma do prédio da Unimed, ampliação do Hospital e Maternidade São José, o início da construção de uma grande clínica de olhos.

Na área da educação, o investimento da FASAR na ampliação e na aquisição de equipamentos tecnológicos, na vinda da UNA com 17 cursos para a cidade.

“Temos, ainda, a instalação de salas de cinema, novas agências bancárias do Sicoob e Sicred, uma 2ª unidade do banco Mercantil, a prospecção de uma 2ª agência da caixa, novos empreendimentos imobiliários por toda a cidade, criando mais de 15 novos bairros. Por fim, basta observarmos a cidade com olhar atento, temos novas portas abrindo a cada dia, dos atuais e de novos estabelecimentos, locais e de fora. É mais circulação de dinheiro na cidade e mais investimento local, é mais emprego e mais renda, por isso um ciclo virtuoso”, exaltou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade