Foi realizado na terça-feira, 11 de fevereiro, na sede do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), o I Workshop do Plano Estratégico Ferroviário. O PEF visa reestruturação ferroviária em Minas Gerais.
Durante o workshop, o secretário de infraestrutura do governo do estado, Marco Aurélio Barcelos, apresentou as diretrizes da administração estadual para a reativação e expansão da malha ferroviária mineira. Barcelos fez questão de agradecer aos deputados da Comissão Extraordinária Pró-ferrovias Mineiras, da Assembleia de Minas, pelo papel desempenhado em defesa da revitalização do setor ferroviário. Segundo o secretário, não fosse pelo trabalho árduo realizado pelos parlamentares da comissão, não estaria em curso o plano que vai orientar o investimento futuro na malha ferroviária.
Marco Aurélio Barcelos explicou aos deputados integrantes da comissão, bem como às demais autoridades convidadas para a reunião, que o ano de 2019 foi dedicado ao planejamento das ações a serem implementadas pelo governo nas diversas áreas da administração estadual. No setor de infraestrutura, de acordo com o secretário, o planejamento estratégico já está concluído e contempla a revitalização e expansão ferroviária. Algumas ações já estão em andamento, como os dois primeiros projetos, cujo edital e especificações técnicas devem ser divulgados para consulta pública até o final deste ano.
As palavras do secretário animaram o deputado estadual Glaycon Franco, membro efetivo da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras e grande incentivador do crescimento econômico que pode ser alcançado com o desenvolvimento das ferrovias, não apenas da região, mas de Minas Gerais como um todo.
Para Glaycon, as regiões do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Vertentes estão prontas para embarcar na reativação e expansão ferroviária oferecendo experiência e mão de obra qualificada para atuar na fabricação de vagões e manutenção de composições férreas. Glaycon aposta na revitalização do segmento ferroviário como forte alternativa para a geração de emprego e renda. Segundo ele, o transporte de passageiros e carga fortalecerá o turismo em toda Minas Gerais e desafogará o fluxo de veículos pesados, considerado hoje o maior problema das rodovias brasileiras.
O deputado ficou feliz com a inclusão de sua proposta, a do Ramal Paraopeba, no PEF: “Vamos continuar nosso trabalho em prol do projeto Ramal Paraopeba, junto aos prefeitos da nossa região, que é a sexta mais populosa de Minas. E, claro, também, continuaremos trabalhando para a implantação do ramal Belo Horizonte/Inhotim, pois acreditamos que será um propulsor para que Brumadinho ganhe forças para se reerguer e amenizar a grande tragédia que vitimou não só os trabalhadores da Vale, mas toda a sua população.” finalizou.
Em 2019, foi apresentado, pelo Ministério do Turismo, a executivos da Vale, projeto de um trem turístico, que ligará Belo Horizonte a Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, com capacidade para transportar até 1.400 passageiros por viagem.
Leia mais: