28 de março de 2024 20:27

Coronavírus: empresária itaveravense relata a ansiedade e a guerra contra o invisível na China e diz que está trancada em casa há mais de 45 dias sem poder sair

Em meio ao pânico que tomou o mundo, o Brasil confirmou 132 de casos suspeitos de Coronavírus, destes 5 em Minas. Um caso foi confirmado nesta quarta (26), em São Paulo.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), no Brasil, a entidade declarou alerta máximo, de emergência de saúde pública de interesse internacional, mas ainda não há uma pandemia declarada.

Família trabalhando unida dentro de casa / DIVULGAÇÃO

Caso na região
A empresária Tânia Reis é nascida em Itaverava e filha do ex-prefeito, Itamar Reis Carvalho e a sua esposa Rita Reis Neves. Ela e seu esposo, Afonso Geraldo Neves Reis, criaram o Grupo Serpa, uma empresa especializada em negócios internacionais, cuja presidência é exercida por Tânia, e possui 150 profissionais, localizados no Brasil, além dos 2 maiores players mundiais que são os Estados Unidos e na China.

A chegada a China
Ela foi entrevistada pelo Jornalista Ricardo Alexandre via whtsuaap na semana passada que gentilmente cedeu os áudios a nossa reportagem. A diferença de fuso horário é de 11 horas a frente em relação ao Brasil.
Tânia chegou a Xangai, na capital financeira da China, para a passagem do ano novo que ocorre diferente do mundo ocidental. Lá a virada do ano é comemorada no dia 25 de janeiro chegando ao ano de 4.718 anos. Ela foi visitar sua filha, Samara Reis. “Aqui é bem diferente. Estamos falando de uma nação de mais de 5 mil anos e parece outro planeta. Eu estou aqui porque minha filha casou-se com um chinês e vive aqui há 5 anos. Isso também além de nós termos a empresa aqui na China”, contou Tânia.

Tânia Reis está na China desde de meados de janeiro / DIVULGAÇÃO

Coronavírus
Mas o passeio de Tânia foi tomado pelo inesperado surgimento do Coronavírus que alterou sua volta e sua rotina no país. A doença iniciou na cidade de Wuhan, tida como do interior, mas tem quase 12 milhões de moradores, mais de 3 vezes maior que Belo Horizonte. A população da China é praticamente 9 vezes maior que a do Brasil e a província Hubei onde está Wuhan tem 60 milhões de habitantes.
“Então tudo aqui é muito grande por isso tem de se tomar muito cuidado. Nessa província que iniciou o Coronavírus e alastrou com muita rapidez. Ela foi fechada pelo exército Chinês e uma das medidas do governo é que ninguém pode entrar ou sair exceto de outros países. O Brasil retirou os brasileiros que estavam em Wuhan inclusive estão em quarentena no Brasil. Nessa região existem caçadores, como os índios do Brasil, na Amazônia. Então o governo não se mete muito com essa cultura porque eles sabem que tudo é muito cultural e eles caçam esses animais exóticos como morcegos, tatu, cobras, etc. Com certeza tudo indica que alguém comeu de forma errada algum desses animais. Ou seja, comeu a parte que contém o veneno e aí a pessoa morreu. Nesse caso é que uma pessoa pegou o vírus como uma gripe que foi proliferando tomando uma dimensão muita rápida. Como estava no feriado Chinês e as pessoas saem das cidades para passar com seus familiares e isso fez com que tivessem muitos contatos uns com os outros, no mês de fevereiro. A doença chegou a mais de 60 mil infectados, mas foram várias medidas tomadas aqui na China para poder conter essa situação”, informou.

Tânia e a filha Samara em passeio na China / DIVULGAÇÃO

Medidas de segurança
“Na verdade estamos em uma guerra com o invisível. Nós não sabemos onde está o vírus. Estamos permanecendo em casa desde o dia 24 de janeiro já são 35 dias sem utilizar a academia, a área externa do condomínio. Ou seja, sem sair de casa. Essa medida foi solicitada pelo governo. As pessoas aqui confiam muito no Governo e a cidade parecia que virou uma cidade fantasma. Aqui em Xangai são 27 milhões de habitantes e as pessoas têm permanecido em casa. Aqui a gente solicita a alimentação e as necessidades do dia a dia, tudo pelos aplicativos e tudo chega na portaria. No momento que chega o porteiro mede a temperatura da pessoa que trouxe. E quem traz até ao apartamento é o funcionário do condomínio colocando os produtos na porta, toca a campainha e vai embora. Nós recebemos e retiramos da sacola e aí vem escrito na embalagem a temperatura desse produto como ele foi embalado, tudo com a máxima segurança possível. Nós retiramos, lavamos as mãos e aí que a gente come. Então é dessa forma que estamos conduzindo o nosso dia a dia. Quanto a empresa nós dispensamos a nossa equipe para trabalhar em Home Office que é uma forma para contribuir pela não proliferação desse vírus. Nós temos acompanhado os números e desde de 15 de fevereiro e são positivos. Ou seja, estão cada vez reduzindo. Aqui na China tem pena de morte, por exemplo, para você poder entrar em Xangai são monitorados todos os carros. Se você veio da cidade de Wuhan, da província de Hubei, você tem que ficar dentro do apartamento e fica um policial na porta monitorando. Se você sair, pode ser até preso. A China é uma nação poderosa, embora com toda essa situação aqui não se fala em economia, mas está abalando o mundo todo. As indústrias estão retornando lentamente e totalmente monitoradas e o governo só se fala em vidas o que é muito bacana e respeitoso. Eles construíram dois hospitais em 10 dias cada, um com mil leitos e o outro de mil e quinhentos leitos.Então é um país mesmo com todas essas dificuldades de lidar com o invisível, mas eles têm recursos pra poder criar situações para poder atender o povo”, finalizou.

Coronavírus mudou a rotina de Tânia e Samara / DIVULGAÇÃO

Retorno
Tânia assinalou que o seu retorno ao Brasil ainda não tem data prevista, porque voo foi cancelado no dia 18 de fevereiro e a companhia aérea deixou de voar para Xangai. “Não tenho data prevista e tenho comunicado com eles que explicam que só retornariam em novembro, mas eu não acredito. Os números estão muito positivos praticamente 2 mil pessoas curadas por dia e não têm aumentado os infectados. Eles me deram a opção de voar por outros lugares tipo, Pequim ou Hong Kong. Embora eu conheça esses 2 lugares também, mas eu acho que sair daqui de Xangai e pegar um trem bala e ir para lá eu considero que ainda é arriscado. Então é melhor permanecer em casa como estamos fazendo. Quanto a questão da ansiedade para o retorno lógico que existe, em parte sim, porque tenho negócios. Eu tenho falado praticamente todos os dias com a minha família, meus amigos e eles me ligam. Tenho sido entrevistada. Todos estão sabendo que eu estou em casa eles ficam mais tranquilos. E o que estamos fazendo dentro de casa é o orientado pelos doutores que é para manter em equilíbrio porque se mantém a imunidade alta. Para manter o equilíbrio é importante conversar bastante, assistir bons filmes, sorrir. A gente assiste bastante comédias para sorrir, uma boa alimentação. O trabalho mesmo em Home Office. Então estamos bem mesmo com essa ansiedade para voltar, mas bem equilibrados. O tempo passa aqui de repente a gente assusta e já é final de semana. Espero que em breve possamos nos encontrar na festa de Santo Antonio, em Itaverava, em junho e agradecer pela proteção”, contou.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade