19 de abril de 2024 04:56

Covid-19: estudo aponta Itaverava como a mais vulnerável da região; situação de Lafaiete é delicada e Ouro Branco é melhor

Itaverava é a cidade da região mais vulnerável ao novo coronavírus. A informação é do Índice de Vulnerabilidade dos Municípios (IVM), criado pelo Instituto Votorantim na primeira semana de maio para mapear o cenário da pandemia no país.
O IVM varia de 0 a 100 pontos, indicando que quanto maior o valor do índice de um determinado município, mais vulnerável e suscetível ele está com relação aos impactos da Covid-19.
Nesse contexto, Itaverava ficou com nota 64,55. A cidade é seguida por Santana dos Montes (63,88); Rio Espera (61,96); Deterro de Entre Rios (61,07) e Casa Grande 60,47.
Apesar de ser o epicentro da pandemia na região, Barbacena é a terceira cidade com menor vulnerabilidade com Barbacena contabilizando 46,81 pontos. Os munícipios menos vulneráveis são Ouro Branco (43,67) e Jeceaba (44,60).
O que faz de um município mais ou menos vulnerável é, essencialmente, o número de leitos disponíveis na UTI e de respiradores, os quais, apesar de relevantes, não são os únicos indicadores para o compor o IVM, que leva em conta também proporção da população idosa, o PIB per capita e a situação fiscal da cidade.
De acordo com o Instituto Votorantim, o IVM é composto por dezoito indicadores distribuídos em cinco pilares temáticos que abrangem dados relacionados aos seguintes critérios: população vulnerável, economia local, estrutura do sistema de saúde, organização do sistema de saúde e capacidade fiscal da administração pública.
O sistema do IVM permite a realização de buscas por regiões geográficas, pilares temáticos, níveis de criticidade e o cruzamento com o número de casos confirmados e óbitos por município, que são atualizados diariamente.
Para cada indicador e pilar temático, foram atribuídos pesos de acordo com sua relevância no contexto da pandemia. O IVM pode ser acessado aqui: http://ivm.votorantim.rarolabs.com/

 

Leia mais:


Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade