24 de abril de 2024 18:12

Congonhas encerra depósito de resíduos no Aterro Sanitário Municipal e passa a utilizar o do ECOTRES

A partir desta quarta-feira, 3 de junho, estão encerradas a disposição de resíduos domésticos (lixo) no aterro sanitário municipal localizado no bairro Água Boa, atendendo a  uma reivindicação antiga dos moradores daquela localidade e também dos bairros Jardim Profeta, Santa Mônica e Jardim Bela Vista. Assim, todos os caminhões que fazem a coleta já estão sendo direcionados para o aterro sanitário regional, do ECOTRES (Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólido ), localizado em Conselheiro Lafaiete e que é formado ainda pelos municípios de Congonhas e Ouro Branco. Este é mais um compromisso firmado pelo prefeito Zelinho com a população que está sendo honrado.

A nova empresa prestadora de serviços de limpeza urbana em Congonhas, Sistema Assessoria e Construções LTDA, realiza a coleta do lixo e o destina ao aterro regional.

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também está modernizando a gestão de outros resíduos sólidos municipais, mas uma das principais ações foi justamente encerrar as atividades de disposição de rejeitos no aterro municipal e levar o lixo domiciliar recolhido na cidade para o aterro regional do ECOTRES.

Também os sistemas de coleta seletiva e dos resíduos de saúde estão sendo avaliados e passarão por procedimentos de readequação e ajuste, a fim de dar maior eficiência aos serviços, promovendo a gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos.

O aterro sanitário municipal passará por obras de encerramento e monitoramento, até sua estabilização. A usina de triagem continuará funcionando no local e será ampliada para receber cerca de 100 toneladas, ou seja, o dobro de sua capacidade atual. A Secretaria de Meio Ambiente estuda ainda implantar um pátio de compostagem para receber os materiais orgânicos provenientes dos serviços de poda e capina, para aproveitar estes como adubo orgânico.

Em breve, novas ações e projetos serão implantados no município, para potencializar a coleta seletiva e reduzir a destinação dos resíduos para o aterro regional. Esta iniciativa produzirá ganho tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e econômico para todos os cidadãos de Congonhas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade