28 de março de 2024 08:28

Visitantes e turistas causam aglomerações em bares de Itatiaia e chegam a Serra do Ouro Branco; moradores cobram fiscalização

Nas últimas semanas, a comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco, sofre com a aceleração de visitas de grupos de motociclistas, visitantes e turistas, afetando diretamente a saúde dos moradores, contrariando as medidas de isolamento e distanciamento social. Nossa reportagem recebeu fotos e relatos que afrontam as medidas sanitárias impostas pelo covids-19. São denúncias de aglomeração em bares e restaurantes. A comunidade está apreensiva com a situação que afeta os moradores sem qualquer fiscalização.

Visitantes e turistas invadem a Serra do Ouro Branco, mesmo com medidas restritivas/REPRODUÇÃO

Também no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, mesmo com placas indicativas do fechamento da unidade ambiental, visitantes insistem em descumprir as leis, tanto que recentemente um carro de passeio pegou fogo e destruiu 37,2 hectares de vegetação. O Monumento Natural da Serra de Itatiaia também está na mesmo situação.

Nossa reportagem recebeu uma carta da médica cardiologista Julimara Ribeiro, residente no simpático distrito de Itatiaia, mas exerce suas funções em Ouro Branco, quando relata e expressa o drama vivido pelos moradores pela invasão de turistas e visitas em tempos de pandemia.

Prefeitura

As equipes seguem mobilizadas nas Barreiras Sanitárias nas entradas de Ouro Branco. Também foi montada uma Barreira Sanitária na entrada do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco. Seguindo portaria do IEF, o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco está fechado à visitação.

Leia na íntegra a carta:

Vejo com bastante preocupação a reabertura precoce de bares e restaurantes no distrito de Itatiaia/Ouro Branco MG,onde resido. Estamos com 20 casos de coronavírus em Ouro Branco, onde 1 paciente encontra-se internado e passamos pelo momento onde a curva de contágio só tem crescido em nossa região. A estimativa de que, em agosto, haverá 5.000 mortes diárias no Brasil, de contaminados pelo coronavírus, é um alerta importante a todos nós.

Nossa pequena comunidade tem um alto índice de pessoas idosas e de pacientes hipertensos e cardiopatas graves . Posso citar pelo menos 80 pessoas que são meus pacientes diretos e que se enquadram neste risco. Como médica Cardiologista, venho alertar com a autoridade de quem vivencia diariamente os cuidados com pacientes cardíacos e idosos, que são o grupo de risco principal para complicações e morte relacionadas ao contágio do Coronavírus.

É preocupante a reabertura de bares e restaurantes, pois nestes ambientes, onde comemos , bebemos e confraternizamos não temos como usar máscaras com eficiência, nos sentamos lado a lado e a emissão de gotículas de saliva durante a fala e a alimentação pode espalhar pelo ambiente esse vírus altamente contagioso .

A localidade bucólica de Itatiaia sofre com aglomerações de turistas e motoclistas em bares e restaurantes/ARQUIVO

Os funcionários desses bares e restaurantes, mesmo que não estejam no grupo de risco, atenderão diretamente aos turistas que vem de cidades onde a contaminação é ainda mais preocupante. Esses funcionários poderão transmitir o vírus e levar esse contágio as suas casas, aos seus pais, avós e bisavós que residem em nosso distrito.

Em todos os locais onde há um planejamento em saúde eficiente, os bares e restaurantes são os últimos a serem liberados para funcionar, já que o risco de contaminação é maior nesses locais.

Precisamos acreditar na Medicina, precisamos nos cercar de conhecimento científico, pois é com ele que podemos nos proteger. Num momento onde há terraplanistas e contrários a vacinação-pratica incontestável em todo o mundo, precisamos nos manifestar e dizer que é com o planejamento científico que vamos sair desta situação com menos perdas.Vidas humanas importam.

Com imensa preocupação, faço um apelo a todos os comerciantes do distrito, solicitando que não abram seus estabelecimentos para permanência de clientes se alimentando dentro desses ambientes. Sabemos que o fechamento dos bares e restaurantes trás também grande insegurança financeira aos funcionários e como o momento é de solidariedade e responsabilidade social, tentem manter os proventos dessas pessoas.

Peço aos meus colegas da área de saúde e a todas as pessoas que são sensíveis a esta causa, que também se manifestem para que possamos juntos, enfrentar essa grave situação. Precisamos proteger nossos vizinhos, amigos e pacientes“.

Com as palavras as autoridades!

 

 

Leia mais:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade