29 de março de 2024 05:07

Odontologia de Congonhas está entre os mais bem avaliadas do Brasil

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Congonhas está entre os mais bem avaliados pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), do Ministério da Saúde. O serviço obteve o certificado de “Desempenho acima da média”, recebendo, assim, 70% de incentivo orçamentário.

Odontologia de Congonhas está entre os mais bem avaliadas do Brasil / DIVULGAÇÃO

O PMAQ tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos. São avaliados diversos aspectos, entre eles: estrutura física; equipamentos disponíveis; apoio dos gestores; capacitação dos profissionais; e satisfação dos usuários e profissionais. É realizada uma avaliação de desempenho e, os CEOs que cumprem os padrões estabelecidos, recebem mais recursos.

O CEO de Congonhas é classificado como Tipo II, sendo que o valor total para repasse de verbas a essa categoria é de R$ 11 mil. Conforme a avaliação do PMAQ, publicada em março deste ano pelo Ministério da Saúde, o Município conseguiu o valor de R$ 7.760,49, o que corresponde a 70% do teto.

“O nosso CEO, que é Tipo II, teve praticamente a máxima nacional. Não vi nenhum CEO que conseguiu acima disso. Tenho certeza de que o que pesou no nosso caso foi a estrutura física, que não se vê em outras cidades do Brasil. Também tem o apoio dos gestores, e todos os profissionais estão estabilizados e satisfeitos com o serviço. Além da satisfação dos usuários e a incorporação da Clínica da Criança. Outro ponto importante é o índice de resolutividade do nosso serviço. Posso afirmar que 95% dos casos tem uma boa resolutividade”, destaca o cirurgião dentista do CEO, Cláudio Mourão.

CEO Congonhas

Odontologia de Congonhas está entre os mais bem avaliadas do Brasil / DIVULGAÇÃO

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) recebe pacientes que precisam de procedimentos mais complexos, encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBSs). O serviço atende não só cidadãos de Congonhas, mas também de outras cidades vizinhas, como Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas. Atualmente, devido à pandemia, o serviço está suspenso.

São oferecidos os serviços de: endodontia (tratamento de canal); periodontia (tratamento de gengiva); cirurgias orais mais complexas; atendimento aos pacientes com necessidades especiais (PNE); e realização de diagnóstico de câncer de boca. Outro grande diferencial é que o CEO de Congonhas incorporou a Clínica da Criança, atendendo, assim, crianças de 0 a 5 anos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade