Agostinho Patrus assina parceria que amplia ensino à distância na rede estadual para Conselheiro Lafaiete
TV Assembleia passará a transmitir conteúdo pedagógico das teleaulas disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação.
As teleaulas da rede estadual de ensino chegarão aos rincões de Minas.
Estudantes de pelo menos 110 municípios mineiros, muitos deles localizados a 700 ou 800 quilômetros de Belo Horizonte, passarão a ter acesso, por meio da TV Assembleia, ao conteúdo pedagógico disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), assinou, nesta segunda-feira (15/6), um termo de cooperação com o Governo do Estado para que a emissora de TV do Legislativo passe a retransmitir as teleaulas que, atualmente, são veiculadas pela Rede Minas.
Dentre as localidades que serão beneficiadas, há cerca de 80 municípios onde não há sinal da Rede Minas, entre eles Conselheiro Lafaiete. A TV Assembleia passará a suprir esta lacuna, ampliando significativamente o acesso de crianças e adolescentes da rede pública estadual ao conteúdo de ensino, com mais de 200 mil estudantes beneficiados.
O convênio foi assinado pelo presidente Agostinho Patrus em reunião remota da qual também participaram o governador Romeu Zema, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e o presidente da Rede Minas, Sérgio Rodrigo Reis. Deputados estaduais puderam acompanhar a solenidade por videoconferência.
“É uma parceria que rompe distâncias. A TV Assembleia levará aprendizado a alunos de cidades localizadas a centenas de quilômetros da capital. São estudantes das mais variadas regiões, como
Jequitinhonha, Mucuri, Norte, Triângulo, Zona da Mata, Central, Oeste, Noroeste, Sul, Alto Paranaíba, enfim, de todo o Estado”, destacou Agostinho Patrus.
Ainda segundo avaliação do presidente da ALMG, esta é uma importante medida a ser adotada em tempos de quarentena. “É uma iniciativa que beneficiará milhares de pessoas. Nós não medimos esforços para mobilizar recursos e colocar em prática soluções inovadoras em um dos períodos mais difíceis de nossa história”, afirmou.
A retransmissão das teleaulas na TV Assembleia terá início na próxima segunda-feira (22/6). A emissora destinará cinco horas de programação diária à veiculação dos conteúdos. Atualmente, em função do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, o ensino da rede estadual é oferecido por meio de teleaulas.
PIONEIRISMO
Criada em 1995, durante a gestão do deputado Agostinho Patrús, pai do atual presidente da Casa, a TV Assembleia foi a primeira emissora legislativa brasileira. É transmitida em 110 cidades mineiras, com
abrangência nos 853 municípios de Minas, via Portal da ALMG e canal oficial no Youtube, atingindo mais de 11 milhões de pessoas.
“Sabemos que a educação muda a vida das pessoas. O ensino é um poderoso instrumento de transformação social. Portanto, esta parceria representa um meio, acima de tudo, de desenvolvimento social. É uma oportunidade de transformar a vida das pessoas, de oferecer um futuro melhor aos nossos jovens”, concluiu o presidente Agostinho Patrus.