25 de abril de 2024 18:05

Casa de Música apresenta concerto virtual inédito em seu canal de Youtube neste domingo

Músicos executam repertório diversificado que poderá ser visto às 11h no próximo domingo, 5 de julho. A apresentação foi gravada na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro

A Casa de Música de Ouro Branco preparou um concerto especial para o próximo domingo, 5 de julho de 2020, às 11h. Gravado na capela de Santana, a apresentação inédita será exibida no canal de Youtube da Casa de Música na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, belíssimo projeto do arquiteto Éolo Maia.

“O concerto foi preparado seguindo todas as recomendações de proteção indicados pela Organização Mundial de Saúde por conta da pandemia do Covid 19, como o distanciamento, o uso de álcool gel e de máscaras”, afirma Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música.

A ideia de fazer o concerto foi reunir – com todos os cuidados – a Orquestra de Câmara da Casa de Música, que desde o início da quarentena tem realizado ensaios apenas virtualmente. “Fizemos o concerto sem público e tomando todas as precauções por conta da pandemia, como uma forma de agradecer a quem nos acompanha a tanto tempo. Também é uma forma de iniciarmos as comemorações dos 20 anos que a Casa de Música completa no próximo ano”, afirma o regente Marcos Silva Santos.

O público, que sempre compareceu aos concertos, poderá assistir de casa com a família a apresentação, que contará com um repertório que cobre um vasto período de tempo, do Classicismo de Mozart ao samba esquema novo de Jorge Ben passando pelo Romantismo e pela estética neoclássica do início do século XX.

“Abrimos o concerto com o Divertimento para cordas em Fá Maior, de Mozart. Se um número considerável de obras de Mozart tem seus contextos de composição bastante esclarecidos, este não é o caso dos Divertimentos, em torno dos quais gravitam muitos enigmas. Uma hipótese curiosa, por exemplo, é que essas obras embora tenham sido compostas em Salzburg, foram, de fato, estreadas em Milão. É que em 1772, ano em que foram compostos, Mozart estava prestes a embarcar para sua terceira viagem à Itália, onde produziria mais ópera sob encomendada do conde daquela cidade”, explica o regente.

E seguida, a orquestra apresenta uma peça da não menos genial, embora um tanto ainda subaproveitada no contexto da música ocidental de concerto:  a compositora Clara Schumann. “Embora seja injustamente referenciada na história da música como a esposa de Robert Schumann, Clara que já aos 11 anos de idade excursionava pela Europa exibindo um apuro técnico notável, foi compositora de obra robusta, deixando-nos um legado que abarca além de muita música para piano solo, canções, música de câmara e música para orquestra. Dela ouviremos uma transcrição de seu Prelúdio e Fuga, uma peça que nos dá a oportunidade de vislumbrar quão notável foi a pianista bem como apreciar seu valor como compositora já que aqui Clara Schumann manipula a protocolar forma da fuga com admiráveis fluidez e lirismo”, conta o regente.

A próxima obra do programa, Sinfonia Simples op. 4 de Benjamin Britten, dialoga muito com o Divertimento apresentado no início do programa. “Essa Sinfonia, tal como a peça de Mozart, é também um registro de um jovem compositor fazendo seus experimentos com as formas tradicionais. Aqui executaremos o primeiro e o terceiro movimentos, que são as versões de Britten para duas danças barrocas: Bourée, mais rápida e em compasso binário e a Sarabanda, mais lenta e em compasso ternário. Ambas melodias teriam sido anotadas pelo compositor ainda em sua infância”, diz Marcos.

O encerramento do concerto será com uma exaltação à música brasileira: um arranjo para cordas de Mas que Nada, composição presente no álbum de estreia de Jorge Ben presente no álbum Samba Esquema Novo de 1963. “Essa música, que se tornou um ícone da brasilidade, esteve entre as mais tocadas nas rádios estadunidenses no ano de 1966 e já foi regravada por artistas que vão desde Ella Fitzgerald a The Black Eyed Peas”, finaliza o maestro.

A Casa de Música tem patrocínio da Lei Rouanet, Gerdau, Milplan, JM Empilhadeiras, VSB Vallourec, CMDCA-Fundo da Infância e Adolescência (FIA) , Pessoas Físicas Amigos da Casa de Música.

SERVIÇO

  • Concerto

Orquestra de Câmara da Casa de Música de Ouro Branco

Dia 5 de julho

Às 11h

Canal da Casa de Música de Ouro Branco no Youtube

 

Nova sede e comemoração de 20 anos de atividade

Em 2021 a Casa de Música de Ouro Branco completa 20 anos de atividades. “Há muito tempo sonhávamos em ter uma sede própria para expandir nossas atividades e oferecer melhores condições aos alunos, professores e também ao público de nosso município e acreditamos que quando uma história é cercada de pessoas que se unem por um objetivo comum, o que parecia impossível se torna realidade”, afirma Kênia.

Por meio de uma parceria com a Gerdau e com recursos do BNDES, a Casa de Música conseguiu realizar este desejo e hoje realiza as obras de sua nova sede.

O espaço, de quase 3.000 m2, leva a assinatura de um dos principais arquitetos do Brasil, Gustavo Penna. O prédio contará com salas de aulas, biblioteca, espaço multiuso, auditório com 250 lugares; espaço para ensaios e concertos, e, principalmente, para o ensino.

A nova sede possibilitará a realização de eventos diversos, movimentando também a economia local. “Por isso queremos agradecer mais uma vez nossos parceiros.

Esperamos que este momento difícil pelo qual passamos agora se resolva e em breve possamos anunciar a inauguração de nossa nova sede com um belo concerto”, diz Kênia.

Crédito das fotos: Glenio Campregher

Informações para a imprensa: (31) 98628 – 2248

https://youtu.be/KrqS6ZlS5jg

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade