19 de abril de 2024 04:19

GRANDE OPORTUNIDADE: Caixa e Banco do Brasil vão liberar empréstimo com FGTS como garantia

Uma nova opção de uso do Fundo de Garantia (FGTS) para quem optou pelo saque-aniversário será liberado pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Agora os trabalhadores podem solicitar um empréstimo aos banco e oferecer o fundo como garantia do empréstimo.

Gustavo Tillmann, diretor do Departamento de Gestão de Fundos do Ministério da Economia, em coletiva sobre o boletim Macroficial na terça-feira (15), informou que com a possibilidade de garantia do saque-aniversário os custos do crédito para os trabalhadores da iniciativa privada deve baratear.

O baixo custo já era uma vantagem aos servidores públicos que possuem acesso ao consignado. De acordo com Gustavo Tillmann “As operações de crédito consignado em maio para setor público chegaram a R$ 230 bilhões, enquanto para a iniciativa privada, eram de R$ 23,8 bilhões”.

Tillmann ainda acrescentou que“Isso se deve muito pela falta de garantia nessas operações (para empregados de empresas privadas). O saque-aniversário preenche essa lacuna, popularizando o acesso ao crédito”.

Caixa Econômica Federal

De acordo com a instituição, diversos clientes são aptos para solicitar o crédito, isso porque mais de 5,3 milhões de brasileiros optaram pela modalidade do saque-aniversário do FGTS.

De acordo com Celso Leonardo Derziê, vice-presidente de Vareja da Caixa, essa nova opção de crédito será inovadora. Derziê acrescenta que o empréstimo com garantia do saque-aniversário do FGTS, inicialmente será ofertado pelas agências bancárias, entretanto, em breve o banco vai utilizar uma “ferramenta digital” para facilitar e agilizar o processo de contratação.

coronavoucher

Banco do Brasil

Para João Pinto Rabelo Júnior, vice-presidente de Agronegócios e Governo do Banco do Brasil, muito em breve a modalidade de empréstimo já estará disponível para os correntistas do banco. De acordo com Rabelo Júnior o cliente do Banco do Brasil que estiver interessado na contratação do empréstimo deverá se encaminhar direito as agências, a central de relacionamento do banco e informações pelo site.

Solicitação do crédito

O Ministério da Economia afirmou que os trabalhadores que estejam interessados no empréstimo, já podem acessar o aplicativo do FGTS disponível nas plataformas Android e iOS e manifestar a intenção na contratação do empréstimo utilizando o saque-aniversário como garantia. Vale lembrar que é extremamente importante mencionar qual é a instituição bancaria que você tem o interesse que faça a intermediação do empréstimo.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade