Aristas e movimentos culturas deram uma prova de organização e engajamento. Em reunião realizada agora há pouco na Câmara Municipal, eles mostraram força e marcaram presença buscando a distribuição de cerca de R$1,4 milhão da lei emergencial da cultura, a Lei Aldir Blanc, aprovada para socorrer o setor, um dos mais atingidos pela pandemia.
Após apresentação de um vídeo explicativo, a Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Marluce Albino, discorreu aos vereadores e ao público sobre as ações do órgão, como a organização de um censo cultural catalogando 500 artistas, distribuídos entre dezenas de segmentos.
Ela informou que todos setores contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc. “Todos os recursos ficarão em Lafaiete para movimento o setor cultural”, assinalou.
Para isso, com a regulamentação da legislação pelo Estado (prevista para ocorrer até 2ª feira), o Município pode agilizar a execução da lei Aldir Blanc. A intenção é que até dia 26 de setembro, o plano de ação seja enviado ao Governo Federal. Com os recursos em conta, a Prefeitura tem 60 para distribuir os recursos. Se passar de 31 de dezembro, a verba retorna ao Governo Feral.
Entidades, empresas culturais, rádios comunitárias, cinema, circos, coletivos culturais, artesãos, músicos, bandas, corais, cultura popular (folia de reis, quilombos) devem receber o incentivo financeiro. “Estamos debruçados há 2 meses para estudar a lei. Fizemos o nosso dever de casa e vamos pulverizar ao máximo os recursos aos movimentos culturais”, afirmou.
O Secretário Municipal de Cultura, Rafael Lana, garantiu que assim que os recursos chegarem aos cofres públicos eles serão repassados ao movimento cultural cadastrado. “Regulamentos o conselho de cultura, criamos o fundo de cultura e vamos atender a todos os beneficiados pela lei Aldir Blanc”, observou, ressaltando que haverá prestação de contas dos recursos.
Ao final do Vereador Geraldo Lafayette (PP) e ex-Secretário Municipal de Cultura traçou um cenário bem positivo da organização do movimento cultural lafaietense. “A gente espera ardentemente que estes recursos cheguem a todos os artistas e movimenta a cena cultura de Lafaiete”, finalizou.