Preocupação com a formação, principalmente de jovens, é a preocupação do parlamentar
No último dia 8, o deputado Glaycon Franco participou da quarta reunião virtual para discutir a implantação de uma unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no município de Conselheiro Lafaiete, para atender à necessidade de toda a região.
Já há vários anos, o deputado tem investido na ideia de instalar a unidade no município, mas impedimentos como a falta de infraestrutura e a colaboração deficiente do município em épocas passadas foram o principal obstáculo para a concretização do projeto.
Com o apoio do DNIT, que se dispõe a fornecer o imóvel para a instalação e a participação da atual administração municipal, o projeto está avançando e as tratativas, ainda não concretizadas, dão sinal de avanço, com a realização de recentes reuniões, das quais participaram, além de Glaycon, o vice-governador do estado, representantes da Fiemg, Fecomércio, Sebrae, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Sest/Senat, do deputado João Leite (Presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da ALMG), Consórcio Mineiro Metalúrgico (representado pela Vale, MRS e Vallourec) e representantes da Vale, além de outras instituições ligadas ao assunto.
O Senai é uma instituição sólida, fundada em 1942. Trata-se de uma das maiores instituições privadas de ensino do hemisfério sul. Possui cursos que englobam 28 áreas industriais, realiza a capacitação técnica de profissionais através de ensino técnico, superior, pós-graduação, aperfeiçoamento e qualificação.
Além disso, também presta serviços tecnológicos para empresas e indústrias, com a intenção de promover o desenvolvimento tecnológico, tais como assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial e informação tecnológica, com o intuito de aumentar a competitividade das indústrias nacionais.
A implantação da unidade beneficiará a região como um todo, tanto oferecendo treinamento adequado para a mão-de-obra local como fornecendo profissionais bem capacitados para as empresas da região.
Para Glaycon, “… a principal preocupação é com o emprego. Principalmente neste momento que vivemos em nossa economia a capacitação profissional é um dos importantes fatores para o sucesso da recuperação econômica da região.”