24 de abril de 2024 22:28

E agora, José? 40 novos casos em Lafaiete e cidade chega ultrapassa a marca de 1641 confirmados

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete através da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Epidemiologia com o compromisso de manter a população sempre a par das ocorrências ligadas ao combate ao COVID 19 informa que confirmou quarenta novos casos de Coronavírus em Conselheiro Lafaiete.
A ocupação dos leitos em Lafaiete nesta quinta-feira, 19/11, está em 19% em leitos de UTI e 9% em clínicos.
Para o cálculo da taxa de ocupação de leitos exclusivos COVID-19 estão sendo considerados os leitos do Hospital de Campanha e do Hospital e Maternidade São José.
Dúvidas sobre Covid-19? Ligue 3769-2637 – 07:00 às 19:00

NOTA SECRETARIA DE SAÚDE – AUMENTO DOS CASOS
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde informa que nos últimos dias foi registrado aumento do número de casos positivos no município, bem como em todo o Estado.
Esclarecemos que um dos fatores que tem ocasionado o aumento deste número é a ampliação da testagem pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para todos os casos leves de Síndrome Gripal com suspeita de infecção pelo SARS-CoV-2, o novo coronavírus.
Com o aumento das coletas, o município tem encaminhado, em média, 32 amostras por dia, sendo que os resultados demoram pelo menos 4 dias úteis para serem disponibilizados, o que pode acumular resultados, elevando o número de casos positivos divulgados.
De acordo com o laboratório responsável pelas análises há um grande número de amostras sendo enviadas e, em alguns casos é necessário priorizar o exame, como, por exemplo, nos casos de óbitos suspeitos.
Fazendo a análise das notificações recebidas pela rede de saúde privada e pública, constatou-se que a maioria dos casos positivos notificados pela rede privada são pessoas que estão sem sintomas gripais (assintomáticos), que procuraram os laboratórios para realizar o teste e também empregados de médias e grandes empresas que têm testado de forma periódica seus colaboradores.
O município monitora, diariamente, a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI que tem se mantido estável. Esta taxa é um indicador que deve ser avaliado juntamente com a incidência dos casos de COVID-19.
O setor de saúde ressalta a importância de se manter os protocolos sanitários, principalmente quanto ao uso da máscara, higienização das mãos e manter o distanciamento social, medida esta, que segundo os especialistas na doença, é o meio mais eficaz no controle, até que seja disponibilizada uma vacina.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade