NOS ÚLTIMOS ANOS O GOVERNO VEM CRIANDO CADA VEZ MAIS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS A ATENDER E AUXILIAR A POPULAÇÃO. UM DOS PROGRAMAS MAIS BEM SUCEDIDOS E CONHECIDOS NACIONALMENTE É O BOLSA FAMÍLIA.
O bolsa família tem como objetivo, direcionar um determinado valor a alguns grupos mais marginalizados da sociedade. Essa iniciativa visa a emancipação dessas pessoas e dessa forma, garantir a elas mais oportunidades.
Durante esse momento de pandemia, o programa sofreu uma leve alteração em seu funcionamento normal. Essa mudança diz respeito a criação de uma décima terceira parcela que irá ser paga aos beneficiários.
Se você é beneficiário do programa de renda e quer saber quando irá receber seu pagamento da décima terceira parcela, então fique atento as informações a seguir. Neste texto iremos falar um pouco mais sobre essa pequena alteração.
Após alguns meses de debates, foi confirmada a continuidade do pagamento do décimo terceiro salário do bolsa família. O pagamento será realizado por meio de duas parcelas.
De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, a iniciativa passará a fazer parte da lei orçamentária (LOA) a partir do ano de 2020. A lei LOA é um planejamento anual que indica quanto e onde o orçamento anual público deve ser gasto.
Por conta disso, iniciativas que visem o amparo da população durante momentos críticos como esse devem fazer parte do planejamento orçamentário. Dessa forma, o país estará mais bem preparado para essas situações.
A iniciativa tem como objetivo, a garantia de suporte aos trabalhadores que foram afastados de seus empregos durante a pandemia. Se você deseja consultar o calendário de pagamento do benefício preste atenção nas informações abaixo:
CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DÉCIMO TERCEIRO DO BOLSA FAMÍLIAOS TRABALHADORES IRÃO RECEBER O BENEFÍCIO DE ACORDO COM O ÚLTIMO DÍGITO DO NÚMERO DO NIS. POR ISSO, É NECESSÁRIO ESTAR ATENTO AO CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO BENEFÍCIO. VEJAMOS:
Pagamentos da primeira parcela:
Número NIS com final 1 – receberá dia 17/11
Número NIS com final 2 – receberá dia 18/11
Número NIS com final 3 – receberá dia 19/11
Número NIS com final 4 – receberá dia 20/11
Número NIS com final 5 – receberá dia 23/11
Número NIS com final 6 – receberá dia 24/11
Número NIS com final 7 – receberá dia 25/11
Número NIS com final 8 – receberá dia 26/11
Número NIS com final 9 – receberá dia 27/11
Número NIS com final 0 – receberá dia 30/11
Pagamento da segunda parcela:
Número NIS com final 1 – receberá dia 10/12
Número NIS com final 2 – receberá dia 11/12
Número NIS com final 3 – receberá dia 14/12
Número NIS com final 4 – receberá dia 15/12
Número NIS com final 5 – receberá dia 16/12
Número NIS com final 6 – receberá dia 17/12
Número NIS com final 7 – receberá dia 18/12
Número NIS com final 8 – receberá dia 21/12
Número NIS com final 9 – receberá dia 22/12
Número NIS com final 0 – receberá dia 23/12
QUEM TERÁ DIREITO A RECEBER O DÉCIMO TERCEIRO DO BOLSA FAMÍLIA?
Terão direito a receber o décimo terceiro do benefício aqueles que, neste ano, receberam pelo menos cinco parcelas seguidas do bolsa família. Além de alguns cidadãos que cumpram alguns dos requisitos listados abaixo. São eles:
Famílias que façam parte de uma situação de extrema pobreza, onde a renda per capita (por pessoa) não ultrapasse o valor de 89,90 reais;
Famílias que se encontrem em condição de extrema pobreza ou de pobreza e que façam parte da família: gestantes, mulheres que estejam amamentando ou que tenham filhos de até 15 anos de idade;
Famílias que possuam em seu núcleo familiar crianças de até 15 anos;
Gestantes, lembrando que elas possuem o direito de receber até nove meses do bolsa família;
Famílias que possuam em seu núcleo familiar crianças de até 6 meses de idade, lembrando que nesse caso possuem o direito de receber até 6 parcelas mensais do bolsa família;
Famílias com adolescentes entre 16 e 17 anos de vida também poderão receber o décimo terceiro do benefício;
Famílias que se encontrem em situação de carência quase primitiva, ou seja, consideradas em zona de extrema pobreza.
Lembrando que, a criação de uma décima terceira parcela do bolsa família tem como seu principal objetivo auxiliar a população durante esse momento de calamidade pública.
Essas iniciativas estão sendo criadas a partir da lei N° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. De acordo com essa medida, serão adotados novos programas que auxiliem a população durante o enfrentamento de situações de emergência sanitária.
Vale ressaltar que, a lei também prevê a alteração de políticas públicas já criadas para que dessa forma possam atender melhor os cidadãos. Esse é o caso do bolsa família que teve a criação de uma décima terceira parcela.
Agora é só ficar atento as datas de pagamento e ir receber seu benefício. Em caso de demais dúvidas basta acessar o site da Caixa. (O Petróleo)