Ocorreu nesta 6ª feira (4), de forma remota, reunião extraordinária do Comitê da Macro Covid-19 Centro Sul, na qual foram apresentados os dados atuais da doença e as ações e providências a serem tomadas.
A mudança na tendência do contágio com uma evolução nas últimas quatro semanas, fez com que a cidade fosse indicada para o Onda Amarela do Minas consciente, pela Deliberação Comitê Extraordinário Covid-19 nº 107, 02/12/2020. Como a cidade não havia avançado para a onda verde permanece como estava.
Durante a reunião foram reiteradas as recomendações para o uso de máscaras, inclusive nas ruas, uso de álcool higienizante constantemente e do distanciamento social.
O SINDCOMERCIO, representado pelo seu assessor jurídico Leonel de Freitas destacou que o comercio sofreu impactos muito grandes em decorrência do fechamento das lojas e que os caso de covid19 não se elevaram por ocasião da abertura, visto que esta ocorreu desde agosto e que é possível que o quadro atual seja realmente por causa das eleições.
Reforçou que a entidade incentiva e acompanha no comércio de Lafaiete a correta aplicação das medidas de prevenção, como a exigência nas lojas do uso de máscara, do álcool e do distanciamento. no sentido de evitar o contágio. Além disso está, nesse momento, incentivando a antecipação de compras natalinas no sentido de evitar aglomerações com a proximidade do Natal.
Ao final da reunião a Superintendente de Coordenação do Comitê Macro Covid-19 Centro Sul Hérica Vieira Santos apresentou as seguintes conclusões:
– Por enquanto todos municípios da macrorregião permanecerão na onda amarela (3/12 a 12/12), sem sinalização para onda vermelha, contudo é preciso intensificar medidas de proteção, sobretudo na aproximação do Natal, pois a avaliação é feita semanalmente.
– Bares e restaurantes poderão ficar restritos ao horário de 10 às 22h (fora desses horários somente delivery)
– Padarias e lanchonetes funcionariam normalmente, mas sem fornecimento de bebidas alcoólicas nos horários restritos.
– Os municípios podem colocar outras restrições conforme a região, desde que discutam as associações e sindicatos visando implementar medidas no sentido de minimizar os avanços da pandemia.
Diante do quadro o SINDCOMERCIO irá incrementar as ações visando a antecipação das compras de Natal e a manutenção e ampliação das medidas de proteção contra o coronavirus