28 de abril de 2024 02:03

SINDCOMERCIO defende o funcionamento das lojas e reforça necessidade de cuidados

Ocorreu nesta 6ª feira (4), de forma remota, reunião extraordinária do Comitê da Macro Covid-19 Centro Sul, na qual foram apresentados os dados atuais da doença e as ações e providências a serem tomadas.

A mudança na tendência do contágio com uma evolução nas últimas quatro semanas, fez com que a cidade fosse indicada para o Onda Amarela do Minas consciente, pela Deliberação Comitê Extraordinário Covid-19 nº 107, 02/12/2020.  Como a cidade não havia avançado para a onda verde permanece como estava.

Durante a reunião foram reiteradas as recomendações para o uso de máscaras, inclusive nas ruas, uso de álcool higienizante constantemente e do distanciamento social.

Lafaite permanece na onda amarela/ARQUIVO

O SINDCOMERCIO, representado pelo seu assessor jurídico Leonel de Freitas destacou que o comercio sofreu impactos muito grandes em decorrência do fechamento das lojas e que os caso de covid19 não se elevaram por ocasião da abertura, visto que esta ocorreu desde agosto e que é possível que o quadro atual seja realmente por causa das eleições.  

Reforçou que a entidade incentiva e acompanha no comércio de Lafaiete a correta aplicação das medidas de prevenção, como a exigência nas lojas do uso de máscara, do álcool e do distanciamento.  no sentido de evitar o contágio.  Além disso está, nesse momento, incentivando a antecipação de compras natalinas no sentido de evitar aglomerações com a proximidade do Natal.

Ao final da reunião a Superintendente de Coordenação do Comitê Macro Covid-19 Centro Sul Hérica Vieira Santos apresentou as seguintes conclusões:

– Por enquanto todos municípios da macrorregião permanecerão na onda amarela (3/12 a 12/12), sem sinalização para onda vermelha, contudo é preciso intensificar medidas de proteção, sobretudo na aproximação do Natal, pois a avaliação é feita semanalmente.

– Bares e restaurantes poderão ficar restritos ao horário de 10 às 22h (fora desses horários somente delivery)

– Padarias e lanchonetes funcionariam normalmente, mas sem fornecimento de bebidas alcoólicas nos horários restritos.

– Os municípios podem colocar outras restrições conforme a região, desde que discutam as associações e sindicatos visando implementar medidas no sentido de minimizar os avanços da pandemia.

Diante do quadro o SINDCOMERCIO irá incrementar as ações visando a antecipação das compras de Natal e a manutenção e ampliação das medidas de proteção contra o coronavirus

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade