As informações de Congonhas não foram consideradas quando foi apurado oRanking da Qualidade das Informações Contábeis e Fiscais, versão 2020, que teve como data de corte o dia 03/06/2020. A Secretaria de Tesouro Nacional(STN), responsável pela informação dos dados, comprometeu-se a incluir todos os dados de Congonhas para o novo Cálculo e publicar uma nova versão do ranking o mais rápido possível.
As informações contáveis de Congonhas demonstram que o município está em perfeita situação de equilíbrio econômico/fiscal, apontando em seus indicadores, inclusive, considerável valor de superávit econômico e fiscal. Importante considerar que a próxima gestão do município de Congonhas receberá a Prefeitura sem dívidas e com disponibilidade financeira superior a R$ 100 milhões, entre recursos vinculados e não vinculados.
Informações
A reação da Prefeitura de Congonhas se deveu a publicação do Tesouro Nacional no dia 1º/12 pela primeira vez, mostrando o Ranking Qualidade da Informação Contábil para os municípios de todo o Brasil. O vencedor desta primeira edição na região foi Ouro Branco, que também conquistou a 25ª colocação no ranking mineiro, com 244.3 pontos. Na microrregião, o município é seguido por Santana dos Montes (221.1) e Cristiano Otoni (218.1). Cidades como Lafaiete e Congonhas deixaram a desejar na pontuação, amargando a 14ª e a última posições, respectivamente.