19 de abril de 2024 15:46

Ex-candidata a prefeita de Lafaiete faz reflexão do papel da mulher na política

Nas últimas eleições fui a única mulher candidata a prefeita em nossa cidade.

Enfrentei com coragem, sinceridade e respeito sete homens e mesmo não sendo eleita saí vencedora, pois representei as mulheres lafaietenses, representei um novo jeito de governar e acima de tudo fui a voz da democracia.

A luta pela representatividade feminina na política e em cargos de chefia caminha junto ao meu objetivo de realizar uma política diferente e para todos.

Aumentar a representatividade política das mulheres é um trabalho que vem conscientizando o público feminino que a nossa união tem o poder de mudar o futuro do nosso país.

Mesmo assim o número de mulheres na política é muito baixo. Nossa representatividade é menos de 10%, enquanto a média mundial é de 22,1%.

O eleitorado feminino no Brasil é de 54%, em Conselheiro Lafaiete somos 52%, em um universo de aproximadamente 96 mil eleitores.

Isso equivale a aproximadamente 50 mil eleitoras em nosso município.

Você já imaginou 50 mil mulheres unidas em torno das candidaturas femininas?

Poderíamos ter um cenário político com 13 vereadoras eleitas, mas a nossa realidade ainda é cruel, apenas uma cadeira foi ocupada por uma mulher, tendo na disputa 113 candidatas.

Neuza Mapa, candidata a prefeita em Lafaiete nas eleições 2020/REPRODUÇÃO

Existe uma cota de 30% a 70% que garante as mulheres nas disputas políticas, esse foi um passo importante e precisamos dar outro ao conseguirmos concretizar o árduo trabalho de conscientização sobre a importância e os benefícios das mulheres em cargos públicos.

Estamos evoluindo e o aumento da quantidade de homens apoiando as mulheres na política é sinal de grandes mudanças em um futuro próximo.

Aproveito a oportunidade para mais uma vez agradecer aos 6.014 votos de homens e de mulheres que acreditaram na mudança e confiaram na mulher representada por Neuza Mapa.

Deixo a todos o meu desejo de um Feliz Natal com muita Fé no CRIADOR.

E um 2021 com muita coragem, prosperidade, trabalho, saúde, educação, sabedoria e oportunidades para todos e todas.

as últimas eleições fui a única mulher candidata a prefeita em nossa cidade.

NEUZA MAPA, formada em matemática, física, gestão pública, cursando ciências política e pós graduada em matemática.

Instagran @neuzamapa

Facebook. Neuza Ferreira Mapa e neuzamapa.com.br

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade