A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que terminou agora a pouco mais uma reunião da macrorregião de saúde, quando foram tomadas as decisões sobre as ações de enfrentamento ao Coronavirus referentes à próxima semana. A definição é feita a partir da análise semanal do quadro epidemiológico levando em consideração o número de casos confirmados e a ocupação de leitos no município.
De acordo com a situação apresentada no momento Lafaiete poderia evoluir para a Onda Verde do Plano Minas Consciente, no entanto, devido à situação dos municípios da macro, a administração municipal optou, por precaução, permanecer na Onda Amarela, visando a prevenção e evitando agravamento do quadro.
Porém, a situação continuará sendo monitorada diariamente pelo setor de saúde e caso haja qualquer alteração dos índices, apresentando algum risco à saúde da população a cidade poderá regredir à Onda Vermelha, quando poderá funcionar somente os serviços essenciais.
Para evitar a regressão é necessário que os cuidados continuem sendo tomados por todos, principalmente evitando aglomerações e seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e higienização das mãos.