20 de abril de 2024 05:02

A beira de nova greve, vereadores elogiam intenção do prefeito em abrir licitação para transporte público

A falência da empresa, precariedade dos serviços e insegurança para trabalhadores e usuários do transporte público mobilizaram as discussões na sessão da Câmara de Lafaiete.
O Vereador Pedro Américo (PT) apresentou requerimento exigindo maior rigor na fiscalização dos serviços da Viação Presidente. A falta de circulação de ônibus em bairros e os atrasos de horário colocam em risco os trabalhadores. “A situação de total precariedade”, analisou.
O Vereador Sandro José (PROS), antecipando o vencimento do contrato entre a Presidente a Prefeitura, a vencer a março, salientou que é momento de iniciar as discussões e ouvir a comunidade. Para ele, a sociedade deve se mobilizar para inserir no edital as demandas para melhorar o serviço.

Vereador Sandro José (PROS) / CORREIO DE MINAS

Ele lembrou a prefeitura é solidária, caso a empresa não pague os direitos trabalhistas dos funcionários, algo em torno de R$40 milhões. “Eu duvido que alguma empresa manifeste interesse em assumir o serviço no atual preço praticado de R$3,30 pelo preço da passagem”.

Vereador Angelino Pimenta (PP)/ CORREIO DE MINAS

O vereador Angelino Pimenta (PP) considerou que o poder público faça melhor a conservação das vias públicas para melhorar o transporte público. “Nossas ruas estão abandonadas”, avaliou, pedindo uma intervenção na Avenida Geraldo Plaza, no Paulo VI. “Tem ser uma empresa de coragem para assumir o serviço”, assinalou Vado Silva.
João Paulo (DEM) afirmou que o Prefeito Mário Marcus (DEM) sinalizou pela abertura do processo de licitação. “Esta empresa já vai tarde. Hoje em Lafaiete, os supermercados fecham mais cedo porque não há transporte para os trabalhadores após às 20 horas. A situação da Presidente afeta a vida dos trabalhadores e economia como um todo de Lafaiete”, pontuou.
Fernando Bandeira (DEM) também pediu uma solução definitiva quanto a falta de segurança e temor no transporte público de Lafaiete.

Erivelton Martins (Patriotas) afirmou que, segundo relatos internos da Presidente, falta até parafusos para manutenção dos ônibus.

Meia passagem

A Câmara aprovou o requerimento do Vereador João Paulo Pé Quente para incluir no futuro edital de licitação a previsão de meia passagem para estudantes carentes.


Situação
Com o atraso no pagamento do vale alimentação e o corte do plano de saúde, os funcionários da Presidente entraram em estado de greve mais uma vez. Ontem (8), foi o prazo para o pagamento da folha de dezembro.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade