29 de março de 2024 07:02

Ações e parcerias entre Os Bem-Te-Vis e autoridades serão consolidadas em live.

Em parceria com representantes do Ministério Público de Minas Gerais, da Polícia Militar e do Instituto de Patrimônio Histórico de Artístico Nacional (Iphan) de Minas Gerais, na próxima sexta feira, 02 de julho, às 20 horas, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, fará uma live de mobilização para falar sobre a importância de recuperar o acervo histórico da Igreja de Santo Antônio de Itatiaia, roubado em 1994.

O objetivo da Live é mostrar a parceria existente entre a Associação e demais órgãos de autoridades com o intuito de trazer de volta à Itatiaia todas as peças sacras que faltam no acervo local.

Os participantes serão: Débora França, Superintendente do Iphan de Minas Gerais; Paula Novais, Especialista em História, representando a Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais – Ministério Público do Estado de Minas Gerais; Anastácio Filho, Segundo Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais e o presidente da Associação, Wilton Fernandes sob a mediação de Icaro Félix.

Na oportunidade, os convidados falarão de suas expectativas e de seus anseios para recuperar os bens sacros ainda perdidos e a mobilização de todas as pessoas para denunciarem algo que, por ventura, venha ser de motivo de desconfiança. Além disso, será falado sobre a importância de preservar o patrimônio histórico que já existe na comunidade, com segurança e responsabilidade de todos.

Serviço:

  • Live: 02 de julho de 2021
  • Horário: 20:00
  • Local: youtube e facebook da Associação Sócio Cultural Os-Bem-Te-Vis.
    As pessoas que estiverem acompanhando a Live poderão enviar suas perguntas via chat.

Conheça os participantes da live:

Débora Maria Ramos do Nascimento França – Superintendente do IPHAN em Minas Gerais.

Ela é arquiteta e Urbanista, especialista em Direito Urbanístico. Responsável pela análise e aprovação, pelo município de Diamantina, de projetos arquitetônicos de obras particulares entre 2005 e 2007. Servidora concursada da Prefeitura municipal de Diamantina desde 2008, responsável por desenvolver projetos arquitetônicos e urbanísticos do município. Foi membro da Unidade Executora de Projeto do Programa MONUMENTA/UNESCO em Diamantina como especialista em patrimônio. Coordenadora da revisão Participativa do Plano Diretor de Diamantina em 2008. Membro do conselho de turismo e patrimônio e presidente do Conselho de Desenvolvimento Municipal entre 2012 e 2016. Arquiteta responsável pela supervisão e coordenação das Ações do PAC-CH em Diamantina. Cursa o mestrado Profissional em Patrimônio Cultural no Iphan.

Paula Novais

Especialista em História do Ministério Público de Minas Gerais, é graduada em História pelo centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), especialista em História da Cultura e Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é graduada em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis também pela UFMG. Realiza trabalhos de busca e apreensão de bens culturais, elabora Laudos periciais, realiza transporte e devolução de bens culturais, realiza montagem e curadoria de exposições. Pareceres que possibilitem a identificação de bens sacros desaparecidos do Estado de Minas Gerais. Gerencia Banco de Dados de bens culturais desaparecidos, recuperados e restituídos.

Sargento Anastácio Filho

Segundo Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, integra a Equipe Patrulha Rural da 65ª Companhia pertencente ao 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

Wilton Fernandes Guimarães

Graduado em Turismo e pós-graduado em Gestão Cultural e Desenvolvimento, foi Conselheiro de Patrimônio e Histórico e de Turismo e atualmente é Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, responsável pelos projetos culturais de fomento, difusão e preservação do patrimônio cultural e junto aos Bem-Te-Vis  e está liderando a campanha de Mobilização e Recuperação do Acervo Sacro desaparecido de Itatiaia.

A live “A Importância de Ações de Mobilização para Recuperar Bens Sacros Desaparecidos” fará parte do  programa Bate Papo com os Bem-Te-Vis é uma iniciativa da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis que visa trazer informações de diversas áreas principalmente neste tempo de pandemia da covid-19 e conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado e Cultura e Turismo de Minas, Secretariaria Especial de Cultura, Governo Federal através da Lei Aldir Blanc.

A Campanha de Mobilização de recuperação do acervo sacro de Itatiaia é uma realização da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis e tem apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), das Polícias Militar e Civil, da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais, além da colaboração de pessoas de todo o Brasil no reconhecimento e informações das peças.

Denúncia:

Qualquer informação sobre as peças desaparecidas deve ser reportada aos órgão competentes. Veja como proceder:

Ministério Público de Minas Gerais
(31) 3250-4620 |  [email protected]  |  [email protected]  |  Rua Timbiras, nº 2.941, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte/MG. CEP 30.140-062.

Iphan
(31) 3222-2440 | (61) 2024-6342 | (61) 2024-6355 | (61) 2024-6370  |  [email protected] / [email protected] / [email protected]

Iepha/MG
(31) 3235-2812 | (31) 3235-2817 | www.iepha.mg.gov.br

Policia Militar
Disque denúncia – 181 | (31) 3741-1253 | (31) 3741- 6569 | (31) 9 8887-1739 (WhatsApp – 65a Cia. de PM).

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis
(31) 9 9820-8755 (WhatsApp) | www.osbemtevis.org.br.

Para acompanhar a live só acessar nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=RkXDtcWnX34

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade