28 de março de 2024 19:39

Alerta geral: variante de Manaus é identificada em Lafaiete

Cinco casos foram confirmados em Lafaiete e estão monitorados em casa

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, informou que realiza periodicamente o monitoramento genético do SARS-CoV-2, ou seja, avalia a circulação de novas variantes do vírus causador da Covid-19 no Estado de Minas. Atualmente, três variantes de atenção (VOC*) estão sob vigilância no Brasil.
A SES oficializou à Secretaria Municipal de Saúde, informando sobre algumas amostras provenientes de pacientes residentes em Conselheiro Lafaiete, sendo detectada a circulação do VOC P.1, “de Manaus, que pode estar associada à maior infectividade, tendo em vista o aumento rápido e expressivo do número de casos e óbitos pela doença em Manaus, a partir de dezembro de 2020” (SES/MG).


Imediatamente após recebimento do comunicado a Secretaria de Saúde iniciou os procedimentos definidos na Nota Técnica nº 5/SES/SUBVS-CELP/2021, que recomenda a investigação clínico e epidemiológica dos casos e a investigação laboratorial de potenciais contactantes de pacientes que foram positivos para alguma VOC.
Segundo a SES estes dados preliminares sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do SARS-CoV-2 e das novas variantes, portanto o distanciamento social e medidas de restrições ainda continuam sendo essenciais para minimizar a circulação do SARS-CoV-2 em Minas Gerais.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é de fundamental que todos sigam os protocolos sanitários e mantenham os cuidados e evitem aglomerações, fazer o uso de máscara, manter distanciamento social e fazer a higienização constante das mãos.
*VOC, em inglês, variant of concern, em português traduzido para variante de atenção.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade