23 de abril de 2024 05:04

Assembleia Legislativa recebe três senadores para discutir sobre o futuro de Minas



A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), recebeu, na última sexta-feira (05), os três senadores do Estado, Rodrigo Pacheco, recém-eleito presidente do Senado, Antonio Anastasia, ex-vice-presidente do Senado e Carlos Viana, que está em seu primeiro mandato. A reunião foi conduzida pelo presidente da Casa, Agostinho Patrus, na qual foram pautados diversos assuntos, como saúde e desenvolvimento social.

Na pauta da reunião, foi apresentado aos senadores o programa Recomeça Minas, realizado pela ALMG, que está centrado em dois focos: estímulo à quitação das dívidas, com redução de juros e multas; e criação de incentivos fiscais, reduzindo a tributação sobre os setores econômicos mais impactados pela pandemia.



Quanta à saúde, debateu-se a necessidade, neste momento de crise causada pela pandemia, de agir com inteligência e apego à ciência, especialmente para alavancar a vacinação no país. Nesse aspecto, o senador Rodrigo Pacheco destacou a aprovação pelo Senado da Medida Provisória (MP) 1.003, que autoriza o Brasil a aderir ao consórcio internacional Covax Facility, de acesso a vacinas contra a Covid-19.

Em relação às matérias que atendem Minas Gerais e que tramitam em âmbito federal, abarcando o desenvolvimento social e crescimento econômico, Rodrigo Pacheco citou como prioritárias as questões que dispõem sobre o TRF-6, o rodoanel, o metrô da capital, a construção de barragens no norte do estado e o nível do reservatório de Furnas. “Nós temos agora um ambiente propício para concretizarmos em Minas Gerais todas essas demandas, que são de toda a bancada federal mineira”, realçou.

O deputado Glaycon Franco comentou a oportuna visita feita pelos senadores: “É de grande valor a presença dos senadores na Casa. Com o Senado sendo presidido por um mineiro, fato que não ocorria há 44 anos, desde Magalhães Pinto, Minas terá muito a ganhar, retomando seu local de destaque na política nacional.”

Retomada dos trabalhos dá início a composição dos blocos na ALMG

Com a retomada dos trabalhos na Assembleia de Minas, no dia 1º de fevereiro, os parlamentares começaram a se organizar para iniciarem mais um ano legislativo. Parte dessa preparação conta com a organização da composição dos blocos da Assembleia, que, em geral, são dois; um caracterizado por ser aliado a base do governo e outro o de oposição.

Os blocos têm papel fundamental no funcionamento do parlamento, já que é a partir dos blocos que são definidas as composições nas comissões temáticas, essenciais nas discussões de temas importantes e na avaliação de projetos e que serão válidas para o biênio de 2021/2022.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade