Cientistas confirmam descoberta de um dos maiores dinossauros do mundo

Uma pesquisa publicada na última segunda-feira (7) na revista científica PeerJ afirma que fósseis encontrados em 2006 em uma fazenda de criação de gado de Eromanga, no estado de Queensland, na Austrália, eram de uma nova espécie de dinossauro.

saurópode herbívoro foi batizado de “Australotitan cooperensis”, uma mistura de “Cooper”, nome de um riacho próximo ao local da descoberta feita por pecuaristas, e “titã do sul”. De acordo com cientistas, a espécie tinha entre 5 a 6,5 metros de altura e 25 a 30 metros de comprimento, o que a torna o maior dinossauro já encontrado na Austrália.

Dinossauro Australotitan cooperensis
Dinossauro Australotitan cooperensis. Créditos: Rochelle Lawrence

“Se as comparações do tamanho dos membros são alguma coisa, esse novo titanossauro está entre os cinco maiores do mundo”, disse Robyn Mackenzie, do Museu de História Natural de Eromanga.

Dinossauro Australotitan cooperensis
Dinossauro Australotitan cooperensis. Créditos: Dr. Scott Hocknull

O Patagotitan mayorum, apelidado de “Titã Patagônico”, é o maior dinossauro conhecido até hoje. Descoberto na Argentina em 2017, ele poderia pesar cerca de 70 toneladas e medir 37 metros de comprimento e oito metros de altura.

“Descobertas como esta são só a ponta do iceberg”, afirmou o paleontólogo e curador do Museu de Queensland, Scott Hocknull. Os cientistas acreditam que o animal viveu no período Cretáceo, entre 92 milhões e 96 milhões de anos atrás, quando a Austrália estava anexada à Antártida.

Por que a descoberta do dinossauro demorou tanto para ser confirmada?

A escavação do dinossauro apelidado de “Cooper” foi feita com muito cuidado e, mesmo com a descoberta inicialmente mantida em segredo, os fósseis foram expostos pela primeira vez ao público em 2007.

Sítios de fósseis na Bacia de Eromanga

Sítios de fósseis na Bacia de Eromanga. Créditos: PeerJ

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular