O evento oficial online do DLI contará com a presença dos deputados Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro
Nesta terça-feira (25), às 9h, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) realizam live para debater a reforma tributária. O evento oficial online marca o início da Semana do Dia Livre de Impostos (DLI), que ocorre de 21 a 27 de maio, e contará com a presença do presidente da CNDL, José César da Costa; do coordenador nacional da CDL Jovem, Raphael Paganini; e dos deputados Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), e Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), relator da Comissão Mista da Reforma Tributária (CMRT).
A live será transmitida pelo Youtube, no canal oficial da CNDL. Também participarão o subsecretário de Tributação e Contencioso, Sandro de Vargas Serpa, e o ex-deputado Luiz Carlos Hauly, economista e autor da PEC 110/2019, que estabelece reforma tributária, para extinguir tributos e criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS) .
Segundo o coordenador da CDL Jovem e do DLI, Raphael Paganini, o objetivo da live é apontar os caminhos para a simplificação dos tributos e impostos e a melhoria do ambiente brasileiro de negócios, bem como compreender a tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional. “Como ainda não superamos a pandemia da covid-19 e as medidas de isolamento e distanciamento social variam de estado para estado, em 2021, a live será o evento oficial online do Dia Livre de Impostos. Mas durante toda a semana do DLI, estão previstas ações presenciais nas cidades onde a vacinação está mais acelerada e a contaminação controlada”, acrescenta Raphael Paganini.
Em Brasília, a Campanha do DLI será veiculada no maior painel de led da América Latina, que estará instalado na região Central, próximo ao Conic. Já na Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária e ao Museu Nacional, será instalado o boneco do Impostossauro, personagem da campanha que representa o impacto negativo dos impostos sobre o consumo e o ambiente de negócios no Brasil.
Reforma tributária
Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, entretanto, está na última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população. O presidente da CNDL destaca a importância de o sistema tributário brasileiro ser reformulado para a retomada econômica do país. “O aumento dos gastos do governo por conta das ações emergenciais na pandemia do coronavírus e o fechamento de milhares de empresas tornaram a discussão sobre o sistema tributário no país inadiável”, afirma Costa.
Segundo José César, o setor privado já vinha sendo sacrificado por um modelo fiscal que pune quem gera emprego no Brasil e que, agora, com a pandemia da Covid-19, sente-se duplamente prejudicado. “Será cada vez mais difícil estimular o investimento e promover o crescimento econômico sem fazer avançar a agenda da Reforma Tributária”, afirma o presidente da CNDL.
DLI
Com o intuito de conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária paga no país, a CNDL e a CDL Jovem promovem o tradicional Dia Livre de Impostos, que este será no dia 27 de maio. A ideia da ação é materializar como os impostos representam grande parte do preço dos produtos, por isso, no Dia Livre de Impostos, os lojistas participantes vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.
Para Raphael Paganini, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. “Altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve. Com a alta tributação, os produtos ficam mais caros, então a população compra menos. Isso acarreta a diminuição dos números do varejo, que é obrigado a repassar os tributos no valor dos produtos, acarretando menos vendas e investimentos e geração de empregos. Sem emprego as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo vicioso”, explica. Paganini ainda salienta que o brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. Em 2020, a data contou com a participação de 26 estados e o Distrito Federal com a colaboração de mais de 9 mil varejistas.
Para saber as empresas que aderiram ao DLI, basta acessar a página www.dialivredeimpostos.com.br.
Serviço
Live do Dia Livre de Impostos
Quando: 25/5, às 9h
Onde: Youtube
Dia Livre de Impostos
Quando: 27/5
Onde: 26 estados e o Distrito Federal
Informações: www.dialivredeimpostos.com.br